Eu Sou ITAEx | Orlando Lustosa (T13) | Diretor Regional da ITAEx em Fortaleza

Educação, tecnologia e a construção do ecossistema do ITA no Ceará

A implantação do Campus ITA Fortaleza está transformando a relação do Ceará com uma instituição que há décadas ocupa um lugar especial no imaginário de estudantes apaixonados por ciência, tecnologia e engenharia. Nesse cenário de expansão, novas lideranças surgem para ajudar a construir pontes entre o Instituto, a comunidade de ex-alunos, as empresas e a sociedade local.
Uma delas é Orlando Alencar Lustosa Neto (T13). Natural de Piripiri (PI), engenheiro Civil-Aeronáutico formado pelo ITA, empreendedor, executivo de tecnologia e educador, ele acaba de assumir a Diretoria Regional da ITAEx em Fortaleza. Sua trajetória reúne elementos que dialogam diretamente com os desafios desse novo momento: formação de talentos, inovação, transformação digital e desenvolvimento regional.
Nesta edição da série “Eu Sou ITAEx”, Orlando fala sobre sua caminhada profissional, o impacto da educação em sua vida, o protagonismo cearense na formação de estudantes para o ITA e as oportunidades que surgem com a chegada do Instituto ao Nordeste.

Da engenharia ao empreendedorismo

Ainda durante a graduação no ITA, Orlando buscava compreender qual caminho profissional seguir dentro do vasto universo da engenharia. Os interesses eram muitos: negócios, gestão, finanças, marketing, infraestrutura, logística e projetos.
Essa diversidade de interesses acabou encontrando no empreendedorismo um ambiente natural para se desenvolver.
Ao longo da carreira, participou da fundação e gestão de empresas em diferentes segmentos, acumulando experiências que envolveram crescimento, inovação, dificuldades e recomeços.

“Participei como sócio de empresas, fundei uma indústria, quebrei, recomecei e aprendi muito com cada uma dessas fases. Hoje continuo me vendo como empreendedor, mas escolhi dedicar meus esforços ao campo da educação, onde acredito que posso unir tecnologia, gestão, formação humana e impacto de longo prazo”, afirma.


As lições de liderança aprendidas no ITA

Orlando e sua Turma Civil 13 na última aula do prof. Akio Baba, em junho de 2011

Entre as experiências mais marcantes de sua passagem pelo Instituto está a presidência do Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD), exercida em 2012.
O período foi marcado por intensas discussões sobre o relacionamento entre alunos, direção do ITA e comando do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em um momento de desafios institucionais e necessidade de diálogo. No ano seguinte, ocorreu a primeira paralisação estudantil da história do ITA, um período que conversa muito com a história inicial da ITAEx.
Segundo Orlando, a experiência contribuiu diretamente para sua formação como líder.

“Acredito que aprendi competências importantes de escuta ativa, diplomacia, negociação e serenidade em situações de crise. Até hoje procuro aplicar esses aprendizados nos projetos e equipes de que participo.”

O aprendizado dos negócios

As experiências empreendedoras também deixaram marcas profundas em sua formação.
Na área de engenharia, ele destaca a convivência profissional com Joaquim Caracas, referência nacional em inovação na construção civil e fundador da Impacto Protensão.

“Aprendi muito sobre como vender e entregar serviços com excelência. Serviço não é apenas execução técnica; é confiança, relacionamento, qualidade de entrega e capacidade de resolver problemas reais.”

Já a experiência industrial trouxe lições diferentes.
A indústria fundada por Orlando e outros colegas iteanos no Ceará cresceu rapidamente e iniciou um processo de internacionalização em 2019. A pandemia, porém, interrompeu esse ciclo.

“Quebramos. Foi uma experiência muito dura, parecida com um luto, mas seguimos em frente e nos levantamos mais fortes.”

Posteriormente, fundou outro negócio que acabou sendo adquirido pela Organização Educacional Farias Brito, abrindo caminho para sua atuação definitiva na área educacional.

A vocação pela educação

Embora tenha construído uma trajetória relevante no empreendedorismo, Orlando reconhece que sua relação com a educação começou muito antes.
Durante os anos no ITA, tornou-se conhecido entre os colegas por liderar grupos de estudo e revisões antes das provas.

“Minha motivação para estudar era saber que depois teria que ensinar aos colegas.”

Além disso, participou ativamente do CASD Vestibulares, esteve envolvido na criação do CASDinho e ministrava aulas em projetos sociais voltados para estudantes do Ensino Fundamental. Essas experiências despertaram um interesse permanente pelo ensino.

“Eu sempre soube que voltaria para a educação. O que eu precisava era encontrar meu lugar dentro dela.”


Tecnologia a serviço da aprendizagem

Participação em entrevista sobre Liderança na área de Tecnologia para o podcast Agilizem

Atualmente, Orlando lidera as áreas de Tecnologia da Informação e Tecnologias de Aprendizagem da Organização Educacional Farias Brito.

Orlando, ao lado das equipes do Farias Brito e do CREA-SP, durante o lançamento da plataforma Crea-SP Capacita, desenvolvida em parceria com o FBUni para promover a formação continuada e o desenvolvimento de competências profissionais em áreas estratégicas da engenharia e da tecnologia

Seu trabalho está voltado para o desenvolvimento de trilhas de aprendizagem e programas de formação profissional em parceria com instituições de todo o País.
Ele prefere definir sua atuação como uma espécie de “engenharia da aprendizagem”.

“Projeto jornadas formativas, estruturo conteúdos, organizo recursos, combino tecnologia e metodologia e construo experiências educacionais orientadas a resultados.”

Na sua visão, um dos maiores equívocos da atualidade é associar tecnologia exclusivamente a computadores ou softwares.

“Uma das melhores tecnologias de aprendizagem já inventadas é o livro. Tecnologia é qualquer ferramenta, método ou sistema criado para ampliar capacidades humanas e resolver problemas.”

Ao mesmo tempo, reconhece que a integração entre os mundos físico, digital e social exige novas abordagens educacionais.

Ao refletir sobre os impactos da tecnologia na educação, Orlando recorre a um conceito popularizado pelo iteano Silvio Meira (T77):

“Vivemos em um mundo figital. A escola precisa combinar livros, laboratórios, projetos, sistemas digitais, dados e inteligência artificial para preparar os jovens para os desafios contemporâneos.”


O protagonismo do Ceará na educação

Morando em Fortaleza desde 2002, Orlando acompanhou de perto a consolidação do Ceará como uma das principais referências educacionais do Brasil.
Segundo ele, o sucesso cearense resulta de uma combinação de fatores culturais, sociais e institucionais.

Orlando  e equipe do FBUni em evento de inovação e empreendedorismo em Fortaleza

“Aqui, ser bom aluno tem reconhecimento social. Quando cheguei, me chamou atenção o fato de participar de olimpíadas do conhecimento e se destacar academicamente ser algo valorizado entre os colegas.”

Ele também destaca a continuidade das políticas públicas educacionais, a valorização dos professores e o investimento das escolas em programas voltados à alta performance acadêmica.
O resultado é visível.

“O Ceará se tornou um polo de formação de talentos. Hoje recebemos estudantes de várias partes do Brasil que vêm para Fortaleza em busca de preparação para alguns dos vestibulares mais difíceis do país.”

O impacto do Campus ITA Fortaleza

Para Orlando, a implantação do Campus ITA Fortaleza representa uma das iniciativas mais importantes para o desenvolvimento científico e tecnológico da região nas últimas décadas.

“O Brasil ainda possui uma concentração muito forte de produção científica e tecnológica no eixo Rio-São Paulo. O novo campus ajuda a descentralizar esse processo.”

Além do simbolismo institucional, ele destaca a conexão dos novos cursos com as vocações regionais.
Engenharia de Sistemas e Engenharia das Energias Renováveis dialogam diretamente com áreas estratégicas para o Nordeste, como transição energética, hidrogênio verde, infraestrutura, logística e transformação digital.

“O ITA Fortaleza será capaz de atrair talentos de todo o País e mostrar que o Ceará e o Nordeste podem ser protagonistas do futuro do Brasil.”

A nova missão na ITAEx

O convite para assumir a Diretoria Regional da ITAEx em Fortaleza foi recebido com entusiasmo e senso de responsabilidade.
Antes mesmo da formalização da função, já participava ativamente dessa mobilização.

Recebimento do prêmio Walter Cunha Marreta de contribuição para a cultura iteana cearense, durante evento de final de ano da AEITA em Fortaleza

Em dezembro de 2025, o encontro da comunidade iteana reuniu cerca de 100 ex-alunos e suas famílias em Fortaleza

Desde 2020, a comunidade iteana no Ceará promove um grande encontro anual de confraternização. Ao longo dos anos, a iniciativa cresceu e se consolidou como um importante momento de integração entre ex-alunos, familiares e diferentes gerações de iteanos.

“De certa forma, sempre trabalhei voluntariamente pelo ITA e pela nossa comunidade. Assumir agora um papel institucional junto à ITAEx é um passo muito significativo.”

Entre suas prioridades estão aproximar a associação da sociedade cearense, fortalecer a integração com o Campus ITA Fortaleza e construir pontes entre ex-alunos, empresas, universidades, governo e comunidade tecnológica.

Orlando Lustosa (T13) com Felipe Bomfim (T98) e Igor Pires (T12), respectivamente, Vice-Presidente e Diretor Regional da AEITA no Ceará, durante evento da Associação de Jovens Empresários em Fortaleza

“A ITAEx Regional pode ajudar a conectar o talento e a tradição do ITA com as vocações e necessidades do Ceará.”

Retribuir ao ITA

Ao falar sobre sua atuação voluntária, Orlando amplia a reflexão para o papel histórico desempenhado pelo ITA no desenvolvimento do Brasil.
Para ele, a formação de excelência construída ao longo de 76 anos precisa continuar sendo apoiada por sociedade, ex-alunos e iniciativa privada.

“O ITA é muito mais do que uma escola dos iteanos. O ITA é um patrimônio do Brasil.”

Na sua visão, a ITAEx desempenha um papel importante ao aproximar a sociedade civil dos projetos ligados à educação, à ciência, à engenharia e à inovação.

Família, aprendizado e propósito

Nas horas vagas, gosta de ouvir música, acompanhar podcasts e conteúdos sobre tecnologia, ciência, história, geopolítica e matemática. Também mantém o hábito de ler jornais impressos diariamente.
Há alguns anos, optou por deixar as redes sociais, mantendo apenas um perfil profissional no LinkedIn.

“Essa escolha me ajudou a reduzir ruídos e a consumir conteúdos com mais qualidade, profundidade e intenção.”

Ao olhar para sua trajetória e para o desafio que assume na ITAEx, ele resume sua motivação em uma frase:

“Eu Sou ITAEx porque quero contribuir para que o ITA continue evoluindo em suas práticas de ensino e aprendizagem na engenharia, formando profissionais cada vez mais preparados para servir ao Brasil.”


NOTA DA ITAEx
Ao assumir a primeira Diretoria Regional da história da ITAEx, Orlando Lustosa passa a integrar um esforço coletivo para fortalecer a presença da Associação no Ceará e apoiar a consolidação do Campus ITA Fortaleza.
Mais do que uma função institucional, a nova missão representa a continuidade de um trabalho que ele já vinha desenvolvendo junto à comunidade iteana local, aproximando ex-alunos, famílias, estudantes e parceiros em torno de um objetivo comum: contribuir para a formação de engenheiros capazes de gerar impacto tecnológico, econômico e social para o Brasil.
Em um momento histórico para o ITA e para o Nordeste, sua trajetória demonstra como educação, tecnologia, empreendedorismo e espírito de serviço podem caminhar juntos na construção de novas oportunidades para as próximas gerações.

Categorias de postagens

Siga a ITAEX nas mídias sociais