Em 2021, por conta da pandemia, as competições seguiram suspensas. A Equipe do BAJA no primeiro semestre optou por investir tempo e recursos na captação de novos membros. Mas no segundo semestre, com o pessoal completo e engajado, foi o momento de arregaçar as mangas, finalizar o protótipo e expor na BGC2021.
Pra quem não conhece, o ITA BAJA é uma iniciativa desenvolvida por Alunos da Graduação, com intuito de proporcionar conhecimentos teóricos e práticos relacionados a Engenharia no projeto e fabricação de um protótipo de veículo off-road. O modelo projetado pelos alunos, é avaliado em competições organizadas pela SAE, com objetivo de atingir nível técnico comparável ao exigido em competições internacionais de mesma natureza.
Em setembro, as atividades práticas estavam a todo o vapor para que a finalização do protótipo se mantivesse no prazo. Como o ajuste das suspensões, freios, luz, acabamento do carro e pintura, garantindo assim o enriquecimento profissional e interpessoal dos Alunos.
Com o carro pronto, foi o momento de testar. Nada melhor que uma participação da equipe no “The Brazilian Gear Conference ITA-WZL”, trata-se de um evento bianual em que resultados do Engrena ITA são compartilhados em seminários técnicos. Além dos seminários, o evento conta com exposições de parceiros de toda cadeia de engrenagens e transmissões.
O Baja é uma iniciativa antiga, mas melhorado a cada ano com o apoio da ITAEx para a aquisição de materiais, serviços e inscrições. O projeto mais uma vez foi concluído com êxito, entregando resultados e os aprendizados obtidos, proporcionando o desenvolvimento de habilidades futuras para trabalhos em equipes.