A capacidade de inovar e criar soluções é fundamental, principalmente em um mundo em constante transformação, e não apenas para o desenvolvimento pessoal, mas também para o avanço da sociedade como um todo
No Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde a excelência acadêmica e a criatividade se encontram, o empreendedorismo emerge como uma ponte que conecta a teoria à prática. E isso nos desafia a pensar de forma crítica, a trabalhar em equipe e a lidar com incertezas, habilidades essenciais para qualquer Engenheiro ou líder do futuro.
Para estimular o empreendedorismo entre os Alunos de graduação do ITA, a ITAEx promoveu o 1º Workshop de Empreendedorismo, no dia 26 de outubro, no Prédio de Ciências Fundamentais. O evento trouxe oportunidades para que os estudantes se tornem agentes de mudança, tanto no mercado quanto na comunidade acadêmica.
O evento, conduzido por Mariana Santos, da startup Eigendauer, teve bons resultados, atraindo 51 participantes, e superando as expectativas dos organizadores. A maioria foi formada por Alunos do 1º ano, que representaram 39% da audiência, seguido pela turma do 3º ano, com 23% de inscritos no evento.
O workshop apresentou aos Alunos uma das ferramentas mais eficazes no universo do empreendedorismo: a metodologia Design Sprint. Desenvolvida dentro do Google, essa abordagem prática permite a criação de protótipos e soluções inovadoras de maneira rápida e eficiente.
Coordenado pelo voluntário Fulvio Delicato e apoiado pelo analista de Projetos Guilherme Rocha – ambos da ITAEx, o workshop promoveu durante todo o dia atividades dinâmicas, como brainstorming e prototipagem, que proporcionaram uma experiência envolvente e memorável para os participantes.
A banca de jurados, que contribuiu com feedbacks e insights do mercado real, teve, em sua composição, Edson Muylaert (presidente da ITAEx – T90), Claudia Massei (diretora de Inovação e Empreendedorismo da ITAEx e head da Siemens – T05), Gerson Montenegro (COO da Juvenescence Life – T80), Marcio Nobre Migon (BNDES – T93), Renata Freitas, Ph. D. (fundadora da Paprika Branding), Prof. Dr. Anderson Vicente Borille (docente do ITA) e André Almeida (fundador e CEO da Dom Rock).
A receptividade dos Alunos ficou evidente, quando 87% dos inscritos expressaram interesse pelo tema, e 6% já haviam se identificado como microempreendedores. Essa participação ativa demonstra a importância de fomentar o empreendedorismo no ambiente acadêmico e a relevância de oferecer suporte e recursos para que os Alunos de graduação possam desenvolver suas ideias.
Ao final do workshop, a Vice-Reitora do ITA, Emilia Villani, premiou a equipe vencedora, enquanto o Professor Anderson Vicente Borille e o empresário André de Almeida reconheceram as conquistas dos segundos e terceiros colocados.
Participaram do evento ex-Alunos, Professores e empreendedores. O sucesso deste primeiro workshop sobre o tema reforça o compromisso da ITAEx em preparar nossos estudantes para os desafios do mercado de trabalho e estimular o empreendedorismo.