Pontos Focais em Ação: Sílvio Luís Samuel e seu compromisso com a Educação

Pontos Focais em Ação – Conectando ex-Alunos para promoção de novos projetos do ITA

 

Aos 59 anos, Sílvio Luís Samuel, o Samuca da T87, é um dos fundadores da OpenPBL.ai, uma startup de tecnologia educacional que utiliza inteligência artificial para elaborar cursos com a metodologia renomada de Harvard a preços acessíveis. Após anos de atuação no mercado financeiro, seu compromisso hoje é com a educação e a formação do profissional do futuro.

 


Turma 1987 no almoço de pré-formatura

 

Formado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Sílvio Samuel possui MBA em Mercado de Capitais pelo Insper, com especialização pela Universidade de Chicago.

 

Mobilização e Apoio entre Pontos Focais

Como Ponto Focal da T87, Sílvio Samuel está há pouco tempo atuando nessa atividade voluntária. “Tenho repassado os comunicados no grupo de colegas no WhatsApp, mas ainda tenho muito a aprender sobre como despertar o engajamento da turma”. Ele acredita que inspirar seus colegas a se envolverem ativamente em ações que promovam a transformação social é importante. E sente falta de uma integração maior com os Alunos de outras turmas, indo além do grupo de WhatsApp.

Ele relata que iniciou esse trabalho na ITAEx após ser convidado por um colega de outra turma para participar da apresentação do projeto ITAndroids, iniciativa acadêmica que admira. E sugere a criação de mais encontros periódicos da ITAEx com ex-Alunos de diversas turmas para mostrar as realizações e promover a troca de experiências.

Suas trajetória e visão educacional são um lembrete da importância do engajamento de todos os iteanos para construir um futuro melhor.

Destacando a necessidade urgente de investir em educação, ele comenta que, frequentemente, lê matérias nos jornais citando as baixas classificações do Brasil em exames escolares e a fuga de talentos para o exterior. E questiona: “Se não formos nós, pessoas experientes e capacitadas, a contribuir ativamente para mudar esse estado de coisas, quem será?”

Categorias de postagens

Siga a ITAEX nas mídias sociais

× Fale no WhatsApp!