Conectando pesquisa e ensino para uma Engenharia mais sustentável

Prof. Dr. Pedro Teixeira Lacava

 

Na jornada acadêmica de um Engenheiro, a figura do professor pesquisador desempenha um papel fundamental, que vai além da simples transmissão de conhecimentos técnicos. O Prof. Dr. Pedro Teixeira Lacava tem esse perfil, e figura como uma ponte entre a teoria e a prática, entre o conhecimento acadêmico e as inovações que desenham o futuro da Engenharia.

 

Considerado um dos grandes especialistas em propulsão e mobilidade sustentável no Brasil, Pedro Lacava, com sua experiência de 25 anos como Professor Titular no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), tem se destacado na coordenação de projetos inovadores na sua área de pesquisa, no Laboratório de Combustão, Propulsão e Energia (LCPE). Ao longo de sua carreira, coordenou mais de 30 projetos de pesquisa e desenvolvimento, focando em mobilidade sustentável e transição energética.


Laboratório
de Combustão,
Propulsão e Energia
do ITA (LCPE)

 

 

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Pedro Lacava é Mestre em Ciências Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA. Tem experiência na área de Engenharia Aeronáutica, Espacial e Mecânica, com ênfase em Propulsão e Combustão. Atua, principalmente, nos seguintes temas: combustão aplicada a sistemas propulsivos, novas tecnologias de combustão, emissão de poluentes, combustíveis alternativos, turbinas a gás, motor a pistão e motor foguete.

 


É coautor do livro (esgotado) “Emulsões em Processo de Combustão” (2003) – em parceria com João Andrade de Carvalho Júnior (T76), Engenheiro de Infraestrutura Aeronáutica) – pela Editora Unesp, que aborda o amplo mundo das emissões atmosféricas e das preocupações em relação à emissão de poluentes que começaram a surgir nas últimas décadas.

 

 

 

 

Para quem não sabe, Pedro Lacava também foi Pró-Reitor de Pós-Graduação e Chefe das Divisões de Pós-Graduação e Pesquisa e de Engenharia Aeronáutica do ITA, e – ainda -membro do Comitê Científico da Rede Nacional de Combustão (RNC) e Vice-Presidente da Associação Aeroespacial Brasileira (AAB).

 

No Engineering Education for the Future (EEF-2024), evento que debateu a formação do Engenheiro frente aos novos desafios da sociedade, o Laboratório de Combustão, Propulsão e Energia (LCPE) apresentou seus projetos sobre energia e mobilidade sustentável em um dos estandes.

 

 

Desde a construção de novas bancadas didáticas até a criação de cenários práticos para simulação de motores, o Prof. Dr. Pedro Lacava detalha, na entrevista abaixo, como essas iniciativas estão desenhando o futuro dos Engenheiros e contribuindo para a transição energética. Destaca, ainda, o impacto da ITAEx nas iniciativas acadêmicas, preparando os Alunos do ITA para o enfrentamento de desafios da mobilidade sustentável.


Entrevista

 

 

“A ITAEx tem sido crucial no financiamento e na promoção de iniciativas que garantem a qualidade e a inovação no ensino prático. Seu apoio promove a continuidade e o aprimoramento das aulas práticas, permitindo que os Alunos tenham acesso à experiências educativas de alta qualidade, essenciais para sua formação como Engenheiros
Prof. Dr. PEDRO TEIXEIRA LACAVA

 

 

ITAEx – Em que iniciativa acadêmica o senhor está envolvido?
Pedro Lacava – Atualmente, estamos desenvolvendo, com o apoio da ITAEx, um projeto no Laboratório de Combustão, Propulsão e Energia (LCPE), que visa à criação de uma bancada didática para motores de combustão interna – que considero importantíssimo para enfrentar um dos grandes desafios da mobilidade: a descarbonização.
Embora os veículos eletrificados estejam avançando, a transição para uma solução completamente elétrica em curto e médio prazos ainda é limitada. Portanto, é fundamental que continuemos a explorar e aprimorar as tecnologias de motores a combustão com novos combustíveis alternativos. A bancada didática que estamos construindo permitirá que os Alunos experimentem e desenvolvam soluções sustentáveis e viáveis dos pontos de vistas ambiental e técnico.
Estamos investigando a utilização de combustíveis com alto teor de etanol, superiores aos 27% atuais, como uma alternativa mais ecológica. No entanto, isso apresenta desafios práticos, como a necessidade de recalibrar motores para manter o desempenho e controlar as emissões de poluentes. A bancada será projetada para que os Alunos possam trabalhar diretamente com esses cenários, proporcionando uma experiência prática e profunda.
O conceito hands-on da bancada permitirá que os alunos operem e ajustem os motores, colocando em prática o conhecimento adquirido. A ideia surgiu no início do ano, quando dois Alunos militares estagiaram em nosso laboratório e sugeriram a possibilidade de trabalhar diretamente com motores. Então, desenvolvemos e estamos aprimorando esta bancada, que contribuirá para a formação de Engenheiros mais preparados para os desafios da mobilidade sustentável.

ITAEx – Como a Associação tem contribuído com o seu trabalho no ITA?
PL – A ITAEx tem desempenhado um papel fundamental no suporte ao meu trabalho e ao desenvolvimento das atividades do ITA. Ao longo dos 25 anos no ITA, testemunhei transformações significativas, incluindo a expansão de laboratórios e a criação de novos grupos de pesquisa, que transformaram a instituição de ensino em um renomado centro de ciência e tecnologia. Esta evolução também incluiu uma reestruturação administrativa que alinhou o Instituto com a estrutura de universidades de ponta.
No entanto, apesar dessas mudanças positivas, o ITA ainda enfrenta desafios financeiros comuns a instituições de ensino superior públicas. O orçamento institucional é frequentemente limitado, e há uma carência de recursos específicos para a manutenção e o aprimoramento de laboratórios didáticos, uma área essencial para a formação prática dos Alunos.
Nesse cenário, a ITAEx preenche uma lacuna importante. Enquanto as agências de fomento, como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) frequentemente focam em projetos de pesquisa e desenvolvimento, elas raramente oferecem suporte para laboratórios voltados exclusivamente para atividades didáticas; a ITAEx, por outro lado, tem sido crucial no financiamento e na promoção de iniciativas que garantem a qualidade e a inovação no ensino prático. Seu apoio promove a continuidade e o aprimoramento das aulas práticas, permitindo que os Alunos tenham acesso à experiências educativas de alta qualidade, essenciais para sua formação como Engenheiros.
A contribuição da ITAEx garante que o ITA continue a oferecer um ensino de excelência, alinhado às necessidades atuais e futuras do setor de Engenharia”.


ITAEx – Como isso se refletiu no aprendizado dos seus alunos?
PL –
O apoio da ITAEx tem tido um impacto significativo no aprendizado dos nossos Alunos, especialmente nas aulas de laboratório. A ideia central é proporcionar aos estudantes oportunidades para aplicar na prática os conceitos teóricos que aprendem em sala de aula. Quanto mais eles interagem com cenários práticos, mais eficaz se torna o processo de aprendizagem e o fortalecimento dos conceitos.
No contexto da disciplina de propulsão, por exemplo, os Alunos não apenas estudam os princípios teóricos, mas também se envolvem ativamente na construção de programas e aplicativos que simulam diferentes motores e condições de voo. Essa abordagem ativa e prática permite que eles adquiram um entendimento mais profundo dos conceitos ao verem os resultados das simulações em tempo real. Em vez de depender exclusivamente da exposição teórica fornecida pelo Professor, os Alunos experimentam e ajustam os parâmetros através de simulações, reforçando o aprendizado de maneira mais eficaz.
As aulas de laboratório não são atividades isoladas, mas sim uma parte integrada de um aprendizado ativo. A introdução de um fluxo de ar na parte frontal dos motores, apoiada pela ITAEx em 2022, exemplifica como essas iniciativas contribuem para a prática realista. Este aprimoramento permite que os Alunos simulem condições de voo no banco de ensaios, ampliando significativamente os cenários práticos que podem explorar.
Com o suporte da ITAEx, conseguimos oferecer experiências práticas que são essenciais para a formação de Engenheiros bem preparados, capacitando-os para enfrentar os desafios reais do setor com uma base sólida e aplicada.

ITAEx – Qual é a importância do suporte da ITAEx para o fortalecimento do ensino de excelência do ITA?
PL
– Na minha visão, a excelência do ensino no ITA repousa sobre quatro pilares essenciais: a rigorosa seleção dos alunos, um corpo docente altamente qualificado, uma gestão dedicada e, acima de tudo, uma infraestrutura adequada para o aprendizado. É exatamente nesse último pilar que a Associação se destaca. Seu apoio é o alicerce para garantir que nossos laboratórios e recursos sejam de alta qualidade e atendam às necessidades práticas e inovadoras dos Alunos. Sem a ITAEx, muitas das iniciativas que promovem uma educação de ponta e alinhada com as exigências do mercado seriam inviáveis.

Categorias de postagens

Siga a ITAEX nas mídias sociais

× Fale no WhatsApp!