Na primeira reportagem que destaca os elos representativos das turmas – os chamados Pontos Focais, vamos abordar como cada um deles faz para promover a aproximação de ex-alunos de suas turmas com a ITAEx, por meio de apoio financeiro e trabalho voluntário que resultam em investimento da Associação para projetos inovadores apresentados por alunos e professores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Os protagonistas dessa primeira edição de Pontos Focais em Ação são Alex Gama dos Santos (T83 – Engenharia Eletrônica), Mateus Sombra Masiero (T19 – Engenharia Mecânica-Aeronáutica) e Lívia Pimentel (T21 – Engenharia Aeronáutica).
Para mobilizar suas respectivas turmas, adotam estratégias diversas, desde o envio de convites e mensagens diretas até a organização de grupos de WhatsApp. Embora nem sempre obtenham retorno imediato, persistem em seus esforços.
Os números de engajamento variam entre as turmas, com destaque para a participação crescente motivada pelo trabalho voluntário dos pontos focais. Alex Gama acredita na importância de assumir essa responsabilidade e liderar pelo exemplo. Lívia Pimentel enxerga a ITAEx como uma ferramenta para impulsionar projetos e apoiar a comunidade iteana, enquanto Mateus Sombra ressalta a contribuição da Associação para a excelência do ITA.
Apesar dos desafios em atrair mais apoiadores, os pontos focais visam ampliar suas estratégias, como sugere Lívia, ao propor eventos para estimular o voluntariado e a arrecadação, e a criar um banco de ideias para fomentar a inovação. A iteana propõe ainda a realização de eventos online para fortalecer a comunicação e troca de experiências entre os ex-alunos.
Os pontos focais reconhecem o valor das parcerias institucionais e, como “embaixadores” de suas turmas, desempenham papéis fundamentais na ligação entre os ex-alunos e a ITAEx, facilitando o acesso à informação e promovendo a participação ativa.
Motivados pelo impacto positivo da ITAEx, esses iteanos destacam a importância do voluntariado como forma de retribuir as oportunidades recebidas no passado e de impulsionar o desenvolvimento tecnológico.
Em sua época de aluno de graduação, quando ainda não tinha sido criada a ITAEx, Alex não teve a oportunidade e a experiência de receber esse apoio. Não foi o caso de Lívia nem de Mateus, que usufruíram desses investimentos. Lívia participou da AerodesignITA, entre 2018 e 2019, e a contribuição da ITAEx na compra de materiais foi essencial para a realização do projeto; assim como Mateus, que recebeu apoio em projetos de química e Minor de Inovação.
Os pontos focais retratados nesta primeira edição têm conhecimento de vários projetos apoiados pela ITAEx e que são resultados também de seus trabalhos como voluntários.
Como exemplos, destacam a ITAndroids, que contribui para o pagamento de inscrições em eventos e de materiais e serviços para os robôs da equipe; e o Minor de Inovação, citado acima, que capacita os estudantes e proporciona formação complementar para aqueles que querem desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão no ITA.
Sobre os Pontos Focais:
Alex Gama dos Santos é proprietário da Argotech, empresa de engenharia de software, Advisory e desenvolvimento com foco em soluções para SmartCard e Chip EMV.
Lívia Pimentel é cientista de dados na QuantumBlack.
Mateus Sombra Masiero atua na Embraer, em Engenharia de Operações de Voo, com desenvolvimento de manuais de procedimento para aeronaves de aviação comercial.
De forma clara e concisa, os principais pontos abordados na reportagem destacaram as estratégias dos pontos focais, suas motivações e contribuições para a comunidade iteana.
A ITAEx reconhece que as experiências diversas de Alex, Lívia e Mateus exemplificam o comprometimento e a dedicação dos pontos focais, e agradece aos ex-alunos que desempenham esse papel essencial na promoção da inovação e no apoio aos alunos do ITA.