Dando continuidade à série de entrevistas sobre a Disciplina Consciente do ITA, a ITAEx apresenta a visão do Prof. Dr. Alberto Adade Filho, um dos nomes mais atuantes na reflexão e na consolidação desse modelo ao longo das últimas décadas na Escola.
Com uma trajetória marcante como docente, orientador e administrador acadêmico, o professor Adade compartilha nesta entrevista suas percepções sobre a evolução da Disciplina Consciente, desde os anos 1990, quando assumiu a Divisão de Alunos (hoje, Divisão de Assuntos Estudantis – DAE), até sua aposentadoria, em outubro de 2023. Ele aborda os desafios contemporâneos, os ciclos de fortalecimento e enfraquecimento do regime, e o papel fundamental da confiança, da responsabilidade e do ambiente institucional na formação dos alunos do ITA.
Além disso, ele reflete sobre como a DC influencia positivamente o processo de ensino-aprendizagem, promove um ambiente de respeito mútuo e oferece subsídios para a construção de um desenvolvimento pessoal e profissional sólido — características que diferenciam o modelo educacional do ITA.
Segundo o professor Adade, o Grupo de Trabalho Pró-Disciplina Consciente (GTDC), criado no início de 2020 e composto por professores, ex-alunos e alunos do ITA, dedicou praticamente todo aquele ano à construção coletiva de uma definição para a DC. O processo envolveu a análise de documentos, realização de levantamentos e amplas consultas a ex-alunos de diversas gerações, que contribuíram com suas visões e experiências. Ao final desse intenso período de discussão e síntese, o GTDC elaborou um texto de uma página intitulado “Disciplina Consciente – Conceituação e sua Prática como Instrumento de Formação Integral: Apresentação Sintética”.
Fruto de um verdadeiro amálgama de colaborações, o documento representa, se não a definição ideal, ao menos um consenso sólido e representativo sobre o que se entende por Disciplina Consciente no contexto do ITA.
A entrevista é um convite à escuta atenta e à reflexão sobre como manter viva uma das maiores conquistas do corpo discente: a prática autêntica da Disciplina Consciente como base de uma formação de excelência.
ENTREVISTA
ITAEx – Como o senhor avalia a aplicação dos princípios da Disciplina Consciente no contexto acadêmico e institucional do ITA?
Prof. Adade – Vou responder no sentido de como via o estado da prática da Disciplina Consciente (DC) no ITA no momento em que me aposentei (outubro de 2023), pois que há outras linhas possíveis na pergunta. Passávamos por dificuldades em relação à DC, caracterizadas nos levantamentos feitos pelo Departamento de Ordem e Orientação – DOO, pelo Grupo de Trabalho Pró Disciplina Consciente (GTDC) junto aos professores, e em manifestações como as ouvidas na última Reinvenção do Iteano (promovida pelo Centro Acadêmico Santos Dumont – CASD) da qual participei, por exemplo. Tenho que admitir que havia indícios claros de que a DC estava em baixa. Por outro lado, havia a preocupação manifesta de uma significativa parcela do alunado com isso, um grupo de professores do GTDC tornou-se proativo em fomentar a DC no seio do corpo docente bastante renovado, e outras ações estavam sendo gestadas para revigorar o regime. Em suma, quando saí do ITA a DC não estava como gostaria que estivesse, nem como a percebi em outros períodos da Escola. Aliás, vivenciei ciclos de altos e baixos em relação a esse assunto. Assim, quero crer que as ações pró-DC irão mudar o quadro para melhor.
ITAEx – Quais são os principais benefícios dessa abordagem no relacionamento com os alunos?
Prof. Adade – O maior dos benefícios, a meu ver, é a relação de confiança que se estabelece, especialmente entre os próprios alunos e destes com os professores. A partir disso, decorrem outros benefícios, dentre os quais o tratamento individualizado de questões de ordem acadêmica, quando há necessidade, com flexibilidade e oportunidade de recuperação. Na DC, o respeito mútuo se estabelece de pronto, e isso permite que todas as questões que surgem sejam tratadas e resolvidas com empatia e senso de justiça, mas também com a necessária seriedade.
ITAEx – De que maneira, a DC facilita o processo de ensino e aprendizagem?
Prof. Adade – Toda Escola, e o ITA como tal, deve orientar seu trabalho no sentido de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. No ITA, a DC é um elemento indutor importante no processo, pois a liberdade e a responsabilidade que integram esse modelo ajudam o estudante a logo perceber que ele é o responsável pela qualidade e dimensão de sua formação, e por suplantar os desafios acadêmicos de percurso. Nada é conseguido sem o esforço e comprometimento pessoal. Facilidades surgem da orientação, da atenção e da troca, tendo a DC como “pano de fundo”.
ITAEx – Como a confiança e a responsabilidade, elementos centrais da DC, impactam a dinâmica na sala de aula e a interação com os alunos?
Prof. Adade – Alguns pontos são:
1 – não há necessidade de vigilância ostensiva do professor na realização das avaliações em sala de aula;
2 – o calendário de avaliações é estabelecido ouvindo os estudantes;
3 – o diálogo entre professor e alunos é natural;
4 – situações particulares dos alunos em relação ao curso são resolvidas pelo professor sem complicações;
5 – o ambiente em sala de aula é tranquilo, respeitoso, atencioso e, na maioria da turma, focado na compreensão e no aprendizado do assunto;
6 – as regras estabelecidas pelo professor e pela Escola são respeitadas (novamente, majoritariamente).
Logo, a Disciplina Consciente favorece encontrar soluções e inibe comportamentos reprováveis e situações de conflitos.
ITAEx – Já observou mudanças significativas no comportamento ou na qualidade do aprendizado dos alunos devido à prática da DC?
Prof. Adade – Não sei se é possível ter essa observação sem ter um conhecimento prévio do estudante, isto é, antes de cursar o ITA. Entretanto, uma coisa me parece certa: na prática da DC, o estudante é naturalmente mais exigido nas suas atividades acadêmicas, o que permite supor ou mesmo acreditar que se eleve o seu patamar qualitativo de aprendizado. Isso talvez seja um dos fatores a explicar o fato de que, ao ingressar no Curso Fundamental, alunos que vinham com bom desempenho no Ensino Médio apresentem dificuldades acadêmicas, mas ao se adaptar ao modelo se recuperam e desenvolvem suas potencialidades.
ITAEx – Quais desafios enfrentou ao ensinar em um ambiente onde a fiscalização externa é mínima e a responsabilidade dos alunos é mais autônoma?
Prof. Adade – Como professor, enfrentei poucos problemas de “quebra de DC” de meus alunos. Acredito fortemente nesse modelo da DC e procurei estar inserido no mesmo, praticando com eles. Estávamos conjuntamente praticando a Disciplina Consciente. Uma das orientações que adotei foi sempre deixar as “regras” bem entendidas por toda a classe e também respeitar as regras combinadas com os alunos e as da Escola, para dar o exemplo. Sempre busquei – e espero ter acertado – corresponder na qualidade do ensino e na orientação de estudo que proporcionava, e elaborava criteriosamente minhas avaliações (nisso provavelmente alguns de meus ex-alunos não concordem). Acredito que essa postura contribuiu para minimizar problemas. Portanto, enfrentei menos desafios exatamente pela prática do regime de DC.
ITAEx – Como avaliar a relação entre a DC e o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos ao longo do Curso?
Prof. Adade – Avaliar a relação entre a Disciplina Consciente e o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos requer a implementação de um processo estruturado e contínuo. A Divisão de Assuntos Estudantis (DAE), em parceria com o CASD, poderia coordenar essa iniciativa, garantindo sua consistência e relevância ao longo do tempo.
Esse processo avaliativo poderia incluir, por exemplo, a coleta de dados sobre o grau de aderência individual à DC no âmbito acadêmico, bem como a percepção dos alunos quanto ao comprometimento coletivo de sua turma. Esses dados podem ser correlacionados com indicadores como desempenho acadêmico, foco no curso, participação em atividades complementares, comparativo de rendimento em relação à média da turma, e o nível de satisfação geral com o curso e com o próprio modelo de Disciplina Consciente.
ITAEx – A DC pode ser aplicada em outros contextos acadêmicos ou profissionais?
Prof. Adade – Teoricamente, sim, pois a base do modelo é a ética e a autodisciplina. Entretanto, o grau de adoção por uma coletividade e uma permanência representativa são pontos de dúvida. Primeiramente, grandes e respeitadas lideranças precisam ser referências. Segundo, haver condições apropriadas. Por exemplo, entendo não ser possível minimizar, para a DC, o papel das condições que os alunos de graduação gozam no ITA. Morar no campus, adquirir o sentido de turma, um Casd forte e atuante, a DAE (anteriormente chamada Divisão de Alunos) e o Sistema de Aconselhamento, não somente induzem e fomentam, mas tiveram e têm um impacto forte no sucesso da adoção da DC no ITA. Sem condições apropriadas, voltadas a propiciar e trabalhar por condições favoráveis, não apostaria no sucesso. Para exemplificar, o período da pandemia de Covid-19, em que os estudantes tiveram de ficar afastados da Escola, percebi que provocou um impacto negativo no regime de DC nas turmas que ingressaram naquele período e, naturalmente, isso ainda impacta o modelo atualmente. Há outros fatores que impactaram negativamente, já caracterizados pelo GTDC. Em suma, é um modelo que requer trabalho e atenção permanente. O sentido coletivo da DC não é simples de ser conseguido na prática, até porque o senso coletivo, em geral, está atualmente enfraquecido e difícil.
Na opinião do professor Adade, para o estudante do ITA, a Disciplina Consciente representa não apenas a escolha mais desafiadora, mas também a mais eficaz e valiosa em prol da qualidade de sua formação. Trata-se de uma decisão exigente, porém essencial para o desenvolvimento pleno.
Para Adade, é difícil imaginar que a comunidade discente, em algum momento, abandone ou relegue a segundo plano essa conquista singular — fruto da iniciativa e maturidade dos próprios alunos do ITA.
Prof. Dr. Wladimir Borgest e Prof. Dr Alberto Adade Filho – Aula Inaugural | 2010
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Prof. Dr. Luiz Carlos Sandoval Góes e Prof. Dr. Alberto Adade Filho – homenageados pelos seus 35 anos de ITA
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Prof. Dr. Adade – Discurso na homenagem que recebeu pelos seus 35 anos de ITA
Prof. Dr. Adade ao receber a Láurea Montenegro, na Aula Magna | 2017