Conexão que transforma: a liderança da T96 no fortalecimento do vínculo entre ex-alunos e o ITA

No Ranking de Turmas de 2024 da ITAEx, a T96 conquistou o terceiro lugar, destacando-se não apenas pelo volume de doações, mas, sobretudo, pelo engajamento coletivo e pela atuação exemplar de seu Ponto Focal. As primeiras colocações desse ranking refletem um espírito de liderança que vai além dos números: são turmas onde a mobilização acontece com base em confiança, colaboração e dedicação de ex-alunos que se mantêm profundamente conectados ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA.

Um dos protagonistas dessa jornada é Daniel de Albuquerque Cardoso, Ponto Focal da T96. Com mais de 25 anos de experiência em grandes corporações e empresas de tecnologia, Daniel traz sua visão estratégica também para o voluntariado. Engenheiro de Computação pelo ITA, MBA pelo INSEAD e com formações executivas pelo MIT, Singularity University e IBGC, ele já atuou como CEO da I-Systems (JV entre TIM e IHS), COO da Vogel Telecom, CMO da TIM e VP de Estratégia e Marketing na Vivo/Telefônica.

Daniel Cardoso iniciou sua trajetória profissional na consultoria estratégica McKinsey & Company, é cofundador da SpaceTime Labs e hoje se dedica a projetos de consultoria em estratégia e desenvolvimento de negócios, além de atuar como conselheiro e investidor em startups e fundos de tecnologia.

Carioca, Daniel é casado, tem dois filhos (8 e 10 anos) e um enteado (21 anos). Sua história com o ITA e a ITAEx é também uma reaproximação com a sua turma e de renovação do compromisso com o futuro da educação e da ciência no Brasil.

Nesta entrevista ao portal ITAEx, Daniel compartilha motivações, aprendizados e perspectivas sobre o papel dos ex-alunos no fortalecimento do ITA e da comunidade iteana.


Momentos do Sábado das Origens – edição 1995 | Daniel trabalhou na organização do evento

 

O PAPEL DO PONTO FOCAL

ITAEx – Daniel, você tem desempenhado um papel essencial como Ponto Focal da T96. Pode nos contar como assumiu essa responsabilidade e o que te motivou a se envolver tão ativamente nessa missão?

Daniel Cardoso – Assumi esse papel a convite de colegas que já estavam engajados com a ITAEx, como o Felipe Bomfim Ferreira (T98), o Bruno Serapião (T95) e o Fernando Ikedo (T96). Comecei como doador, mas logo me envolvi mais ativamente para apoiar o Ikedo — que, além de amigo de turma, atua como diretor de Marketing e Comunicação da ITAEx. O convite acabou se tornando uma missão pessoal e também uma oportunidade valiosa de me reaproximar da T96.

ITAEx – O que significa para você ser o Ponto Focal da T96? Quais têm sido os principais desafios nesse papel e como trabalha para manter seus colegas engajados?

Daniel Cardoso – Ser Ponto Focal é uma forma de estar mais próximo da nossa Alma Mater e contribuir ativamente com o que temos de melhor na T96: o compromisso com a escola e a vontade de ajudar. A parceria com o Ikedo tem sido essencial — ele compartilha os materiais da ITAEx, articula com os colegas e tem um papel central na mobilização da turma. É uma grande sorte ter uma turma tão disposta. E acredito muito nesse modelo colaborativo entre Pontos Focais — quando se trata de apoiar o ITA, quanto mais gente engajada, melhor!

 

A CONQUISTA DA T96

ITAEx – A T96 conquistou o 3º lugar no ranking de arrecadação de 2024. Quais fatores acredita que contribuíram para esse resultado? Houve algo específico que impulsionou esse engajamento da turma?

Daniel Cardoso – É um orgulho estar no “pódio” deste ranking — mais do que o reconhecimento, espero que isso sirva de inspiração para que cada vez mais colegas se envolvam. O sucesso da T96 vem da combinação do exemplo de dedicação e voluntariado de quem está no dia a dia da ITAEx, como o Ikedo, com a generosidade de vários colegas, alguns dos quais optaram, inclusive, por contribuir de forma anônima. Essa conquista reflete a união entre o princípio de que nenhuma doação é pequena demais e a disposição de quem pode fazer contribuições mais expressivas. É essa diversidade de apoio que faz a diferença.

ITAEx – A T96 é relativamente pequena, e ainda assim conseguiu mobilizar 16 doadores — um número bastante expressivo. Como tem sido esse trabalho de engajamento com os colegas, especialmente com aqueles que não estão no grupo oficial da turma? De que forma você adapta a comunicação para alcançar mais pessoas, respeitando as preferências de cada um?

Daniel Cardoso – O engajamento tem acontecido tanto por meio dos grupos da turma quanto por conversas individuais com colegas que demonstram interesse. E, claro, tem um fator muito importante que é o exemplo do Ikedo como diretor voluntário da ITAEx — essa presença próxima inspira e motiva. O grande mérito desse resultado é da própria turma, pela proatividade e disposição em contribuir. Ainda temos espaço para avançar, e acredito que podemos envolver ainda mais gente nos próximos ciclos.

 

O TRABALHO COLETIVO E O VOLUNTARIADO

ITAEx – Além das contribuições financeiras, como você enxerga o papel do voluntariado nas ações da T96? Em quais frentes a turma tem se envolvido para apoiar os alunos e professores do ITA?

Daniel Cardoso – O principal exemplo de voluntariado vem da atuação como Ponto Focal e da dedicação do Ikedo como diretor da ITAEx. Mas vejo espaço para irmos além: podemos ampliar nossa participação em projetos com mentorias, compartilhamento de experiências e dedicação de tempo. Como ITAEx, temos também o desafio de comunicar melhor essas oportunidades de engajamento — mostrar que há diversas formas de contribuir, não só financeiramente, mas também com envolvimento direto e comprometimento com os projetos da escola.

 

OS PLANOS PARA O FUTURO

ITAEx – Quais são os planos para 2025, tanto em termos de arrecadação quanto de engajamento da sua turma com a Associação?

Daniel Cardoso – O primeiro desafio é manter e, se possível, ampliar o nível de contribuição. Para isso, estamos focados em fortalecer a comunicação com antigos e novos doadores, buscando formas mais eficazes de engajar os colegas. Queremos aproximar ainda mais a turma do impacto concreto que a ITAEx gera, como no apoio a iniciativas como o ITAndroids, por exemplo. Mostrar esses resultados de forma clara é essencial para mobilizar e manter o engajamento ao longo do tempo.

ITAEx – Como planeja continuar mobilizando sua turma no futuro? Há novas iniciativas ou abordagens que pretende explorar para manter a T96 como um modelo de engajamento e apoio?

Daniel Cardoso – Em 2026, a T96 completará 30 anos de formatura. Espero que essa data seja uma motivação para uma participação ainda mais ativa e relevante, não apenas na ITAEx, mas também em outros mecanismos de apoio ao ITA, como a Associação de Engenheiros do ITA – AEITA, o ITA Endowment e a Fundação Casimiro Montenegro Filho – FCMF. Esse marco pode ser uma excelente oportunidade para reengajar a turma e ampliar nossa contribuição para a nossa Alma Mater.

 

REFLEXÃO SOBRE O LEGADO E O PAPEL DA ITAEx

ITAEx – Qual legado gostaria de deixar para as futuras gerações de ex-alunos do ITA, e como acredita que o engajamento com a Associação pode continuar crescendo nos próximos anos?

Daniel Cardoso – Sem dúvida! O apoio da ITAEx vai muito além do impacto direto nos projetos do ITA; ele demonstra o poder da colaboração e da ação cidadã, criando laços entre as diversas gerações de iteanos. Acredito que esse modelo de colaboração traz um legado de aprendizado mútuo, não apenas das turmas mais antigas para as mais novas, mas também o contrário — aprendemos muito com as turmas mais novas.
Além disso, acredito fortemente na visão de fortalecer o ITA como um centro de desenvolvimento de ciência e tecnologia no Brasil. Para isso, devemos continuar contribuindo para a formação de cidadãos competentes, responsáveis e comprometidos, baseados em um dos pilares que nos formou: a nossa Disciplina Consciente.

 

O LEGADO E O IMPACTO DO SEU TRABALHO

ITAEx – Considerando a sua jornada como voluntário da Associação, acredita que a ação dos ex-alunos pode impactar o ITA no futuro? Quais resultados espera ver, tanto na T96 quanto em turmas futuras, com o fortalecimento desse vínculo entre os ex-alunos e a Associação?

Daniel Cardoso – Quando estava no ITA, sempre me impressionou a proximidade que podíamos ter com as turmas mais antigas. Recebíamos mentoria para aplicar na ITA Júnior, uma das primeiras empresas juniores do País, e participávamos ativamente com a AEITA na organização dos Sábados das Origens de 1995 e 1996, nos tempos do Décio Fischetti (T60) e do Luciano Humberto Lampi (T76). Desde aquela época, um dos grandes diferenciais da nossa comunidade era essa colaboração entre diferentes gerações de iteanos.
À medida que a comunidade cresce, é fundamental encontrar formas de preservar esse diferencial. Acredito que a ITAEx, juntamente com outras organizações irmãs, tem um papel fundamental nesse processo, mantendo o contato e a colaboração entre gerações, sempre com o objetivo de fortalecer nossa escola e a ciência & tecnologia no Brasil. A presença ativa dos ex-alunos dá força institucional ao ITA, fortalece sua autonomia, amplia a rede de apoio e cria oportunidades reais para os alunos. Meu desejo é que isso se torne cada vez mais natural e contínuo, de modo que todos os ex-alunos se sintam parte da história em andamento do ITA.

Categorias de postagens

Siga a ITAEX nas mídias sociais

× Fale no WhatsApp!