Fabrício Saito: Uma Trajetória de Excelência e Compromisso com a Inovação na Defesa Nacional

A ITAEx inicia a série exclusiva de entrevistas com os executivos da Saab Brasil que são fundamentais no desenvolvimento de programas estratégicos, como o caça Gripen! Em três episódios, vamos explorar os desafios, as inovações e as histórias por trás dessa aeronave revolucionária para a defesa nacional. A primeira entrevista é com Fabrício Saito (T91), que tem mais de 30 anos de carreira na Força Aérea Brasileira – FAB e agora ocupa o cargo de Chief Operating Officer (COO) da Saab Brasil.

Fabrício Saito tem se destacado por sua atuação estratégica e técnica no setor de defesa e aeroespacial. Sua trajetória reflete um profundo compromisso com a inovação, a transferência de tecnologia e a construção de uma indústria aeronáutica robusta no Brasil.
Na entrevista a seguir, Saito compartilha sua visão sobre a importância da Disciplina Consciente, da formação no ITA e da parceria estratégica entre a Saab e a FAB, destacando a relevância do programa Gripen para o fortalecimento da soberania nacional e do desenvolvimento da indústria de defesa brasileira.
Acompanhe os principais momentos dessa conversa e descubra como sua experiência acadêmica e profissional moldaram sua carreira e o papel que a engenharia desempenha no avanço do setor de defesa.

O LEGADO DO ITA

ITAEx – Como a formação no ITA, com sua ênfase em excelência técnica e rigor, influenciou suas trajetórias profissionais e contribuiu para o sucesso em seu trabalho na Saab?
Saito – O ITA é muito mais que uma escola onde os alunos aprendem engenharia e se tornam profissionais qualificados. A instituição nos faz compreender em sua plenitude a palavra honestidade e a jogar de acordo com as regras. Todo iteano sabe o que é fazer uma prova sem a presença do professor.
Este simples exemplo, entre muitos outros relativos à DC, contribui para que nos tornemos confiáveis e cumpridores das nossas promessas.
O ITA constantemente nos desafia intelectualmente e assim desenvolvemos paixão pela inovação tornando-nos sempre curiosos, determinados a resolver problemas e estimulados a compartilhar o conhecimento.

T91 ITA | Engenharia Aeronáutica – com Professor Paulo Rizzi

Quem de nós não passou noites de vésperas de prova estudando em grupo?

 

Tudo isso vai ao encontro dos valores da Saab, que são confiança, determinação e competência. No valor Competência, somos incentivados exatamente ao apoio mútuo para que todos atinjam o seu potencial.

ITAEx – De que forma os valores e a cultura do ITA, como a busca pela excelência e o compromisso com a inovação, se refletem em suas atividades na empresa?
Saito – Os valores e a cultura do ITA são o que fazem a escola ser muito mais que as suas instalações e corpo docente. O ITA foi fundado com um objetivo único de criar uma indústria aeronáutica em um país onde antes não havia base industrial para tal.

T91 | Encontro de 25 anos de formatura

Cada geração do ITA tem que lidar com as histórias de inovação e conquistas das gerações anteriores e continuar inovando. Isso acaba sendo natural ao engenheiro do ITA.

Trazendo isso para a Saab, vale a reflexão que, entre os diversos projetos de transferência de tecnologia dentro do Programa Gripen, hoje, pela primeira vez, construímos estruturas aeronáuticas que fazem parte de uma aeronave que voa a uma velocidade de duas vezes a do som.

DISCIPLINA CONSCIENTE

ITAEx – O conceito de Disciplina Consciente, tão presente na cultura do ITA, se aplica ao seu trabalho? Poderia dar exemplos práticos de como ela se manifesta no dia a dia?
Saito – A DC esteve presente em toda a minha trajetória na FAB e também está hoje na Saab.
A FAB tem o valor INTEGRIDADE, que nos leva a fazer o correto e a Saab tem o valor CONFIANÇA no qual trabalhamos de acordo com as regras e cumprimos as nossas promessas. Em ambas as organizações, foi fácil entender que “o errado é errado, mesmo que todos estejam fazendo” e “o certo é o certo, mesmo que ninguém esteja fazendo”.

ITAEx – Em projetos de alta complexidade, como os da Saab, quais os maiores desafios para manter a disciplina e o foco? Como o senhor lida com a pressão e as demandas do trabalho?
Saito – Tal qual no ITA, na Saab temos um ambiente de confiança onde as pressões e demandas naturais de projetos de alta complexidade são tratadas com transparência e determinação. Eu me identifiquei imediatamente com a cultura da Saab, que garante a utilização plena do meu tempo na solução de problemas relacionados à nossa atividade industrial. Como trabalhamos dentro das regras, o nosso foco está no trabalho.

O GRIPEN E A DEFESA NACIONAL

ITAEx – Qual a importância do programa Gripen para a defesa nacional e para o desenvolvimento da indústria brasileira? Como se sente em fazer parte de um projeto tão estratégico?
Saito – O Gripen é peça fundamental para apoiar a FAB em sua missão de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro. Este é apenas uma das visões deste programa. O outro ponto é a extensa atividade de transferência de tecnologia que foi exigida pela Força Aérea. Além do trabalho realizado com os diversos parceiros e beneficiários da indústria brasileira, a Saab hoje tem as operações de produção de estruturas aeronáuticas, manutenção de radares, desenvolvimento, ensaios em voo e suporte técnico ao esquadrão operacional. Tudo isso sendo feito em solo brasileiro com profissionais brasileiros.
Estamos fazendo história e é extremamente gratificante fazer parte disso.

ITAEx – Quais os principais aprendizados e desafios que o programa Gripen trouxe para sua carreira? Como vê o futuro da parceria entre a Saab e FAB?
Saito – Antes de responder esta pergunta, precisamos considerar o seguinte cenário do Programa Gripen:
Primeiro que Brasil e Suécia são países demograficamente distintos e separados por 10 mil km com um oceano no meio. E, segundo, o Gripen é o maior projeto de transferência de tecnologia da Saab.
Neste contexto, o Programa Gripen nos mostrou que Brasil e Suécia têm muito mais em comum do que imaginávamos e que é possível sim trabalharmos juntos de forma eficiente. Este é um aprendizado constante nesta nossa jornada.
Aproveitando, se o leitor tiver curiosidade, vale a pena acessar o site da Câmara de Comércio Sueco-Brasileira  e verificar a quantidade de indústrias suecas que também venceram o desafio de investir e operar no nosso País.
Eu enxergo um futuro brilhante para as duas organizações que me dediquei profissionalmente. A FAB estará na fronteira operacional da aviação de caça e a Saab aumentará as vendas do Gripen com base no sucesso operacional da aeronave e na base industrial estabelecida no Brasil.

TRAJETÓRIA NA FAB E NA SAAB

ITAEx – Como sua experiência na FAB, especialmente na gestão de manutenção de aeronaves, contribuiu para sua atuação como COO da Saab?
Saito – Sou muito grato pela história profissional que a FAB me proporcionou durante a minha carreira de oficial engenheiro. Lá eu tive experiência prática no chão do hangar (imensurável!), investimentos na minha capacitação (Mestrado e MBA), aprendizado com grandes profissionais e participação em projetos estratégicos. São experiências e histórias acumuladas que diariamente me ajudam na gestão das operações da Saab no Brasil.

ITAEx – Como a sua experiência em negociações comerciais, planejamento estratégico, gestão de recursos humanos e relacionamento com fornecedores de defesa e empresas internacionais (França, Israel, Itália, Jordânia, Rússia, Espanha, Suécia e EUA) ajudou a Saab na gestão do programa Gripen?
Saito – É muito rica para qualquer profissional a experiência em negociar com diferentes culturas. Aguça a percepção de diferenças e, consequentemente, a empatia, a entender as expectativas do outro. Um programa da alta complexidade como o Gripen, com desafios inerentes de inovação, requer que todas as partes (stakeholders) consigam compreender e administrar as diferenças.

ITAEx – Como o seu mestrado em Administração de Empresas, Gestão Estratégica de Negócios o auxilia na gestão das diversas atividades desempenhadas na Saab, na unidade de São Bernardo do Campo?
Saito – O mestrado em Logística no AFIT – Air Force Institute of Technology foi uma experiência rica em conhecimentos técnicos e cultural. No campo técnico, foi possível entender na prática como a Força Aérea dos Estados Unidos utiliza os conceitos de Engenharia de Sistemas no desenvolvimento e suporte de seus armamentos. Culturalmente também me trouxe grande conhecimento com a participação de oficiais e civis do Departamento de Defesa Americano e alunos estrangeiros de várias nações como: Argentina, Coréia do Sul, Espanha, Taiwan e Turquia.
O MBA em Gestão Estratégica de Negócios foi uma iniciativa inovadora do ITA com a ESPM. Combinava de forma única as competências distintas de cada escola. Na ocasião, eu estava aproximadamente no meio da minha carreira na FAB e pude acrescentar à experiência em gestão pública, diversas teorias e ferramentas do mundo empresarial. Isso ajudou-me muito a compreender a dinâmica e as escolhas das empresas fornecedoras da FAB durante negociações comerciais e desenvolvimento de projetos. Além disso, por ser um curso ofertado por duas instituições conceituadas, os alunos tinham competências diversas e o network foi muito rico.
O mestrado e o MBA juntos me educaram no desenvolvimento de sistemas de defesa e na gestão corporativa, sendo, então, fundamentais para as minhas atividades na Saab.

ITAEx – Que conselhos daria para jovens engenheiros que aspiram a seguir uma carreira na indústria aeroespacial e de defesa, com base em sua vasta experiência?
Saito – Independentemente do tipo de indústria, o jovem engenheiro precisa se dedicar ao máximo em criar soluções para diversos problemas. Assim, enquanto estiverem na faculdade, estudem para acumularem com vocês o máximo de conhecimento e ferramentas. A sabedoria popular diz que “se a sua caixa de ferramentas tiver apenas martelo, tudo o que você vir pela frente será prego”.
Especificamente para a indústria aeroespacial e de defesa, os jovens engenheiros devem exercitar determinação e resiliência. Determinação – para sempre manter o foco no objetivo; e resiliência – para enfrentar os longos períodos de desenvolvimento e aquisição dos sistemas de defesa. Mas saibam que essa indústria nos traz enorme satisfação, pois nos leva à fronteira do conhecimento e sempre estaremos fazendo algo que nunca foi feito antes.
O nosso País e o mundo precisam de bons cidadãos. Sejam pessoas confiáveis e honestas. Para tal, exercitem e vivam a Disciplina Consciente!

Categorias de postagens

Siga a ITAEX nas mídias sociais

× Fale no WhatsApp!