Disciplina Consciente: Confiança, Diálogo e Liderança Ética no ITA

Na segunda entrevista da série Disciplina Consciente (DC), temos o prazer de conversar com a Profª Drª Iris de Oliveira Zeli, presidente do GTDC. Com uma trajetória acadêmica que inclui doutorado na USP e pós-doutorado na UNICAMP, além de sua atuação como docente no Departamento de Matemática do ITA, Iris desempenha um papel central na revitalização e fortalecimento da DC.

Iris compartilhou insights sobre o impacto transformador da Disciplina Consciente na formação dos iteanos, sua visão sobre liderança ética e os desafios enfrentados pelo GTDC para promover esse conceito essencial. Ela também abordou os avanços recentes e as iniciativas que estão sendo implementadas para adaptar a DC às demandas contemporâneas da educação e da sociedade.

Prepare-se para conhecer mais sobre essa abordagem única que molda os futuros líderes do ITA!


Sobre o Papel do GTDC e a Disciplina Consciente

ITAEx | O que é a Disciplina Consciente e de que forma esse conceito tem moldado a formação dos alunos do ITA ao longo dos anos?
Profª Iris | A Disciplina Consciente (DC) no ITA é muito mais do que um conjunto de regras ou um simples código de conduta. Trata-se de um valor coletivo fundamentado em princípios como confiança, respeito, responsabilidade e honestidade. Esse conceito tem como objetivo não apenas formar engenheiros tecnicamente capacitados, mas também cidadãos íntegros e conscientes, alinhados à visão de Casimiro Montenegro Filho.
Diferentemente de modelos que se baseiam em “vigiar e punir”, a DC adota uma abordagem centrada em “aconselhar e confiar”. Esse modelo incentiva os estudantes a refletirem sobre suas atitudes e a assumirem a responsabilidade por sua formação, tanto no âmbito acadêmico quanto no desenvolvimento humano. A DC utiliza práticas restaurativas, nas quais eventuais desvios de conduta não são tratados apenas com punições, mas com esforços voltados à restauração e ao apoio, promovendo o aprendizado e o crescimento pessoal dos alunos.

 

ITAEx | Como foi escolhida para ser a presidente do GTDC e qual era sua ligação com a Disciplina Consciente no ITA?
Profª Iris | Minha conexão com a Disciplina Consciente começou em 2018, quando entrei na instituição e percebi uma afinidade natural com os valores promovidos pela DC, que já faziam parte da minha formação pessoal. No ITA, a DC é institucionalizada e integra o processo formativo dos alunos, o que despertou em mim o interesse de me aprofundar ainda mais nesse tema.
Em 2020, passei a integrar o GTDC, então liderado pelo Professor Alberto Adade Filho, e tive a oportunidade de compreender mais profundamente o impacto da DC na formação dos estudantes, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
No segundo semestre de 2023, o Professor Adade, junto com os representantes da ITAEx Alfred Volkmer e João Seffrin, me convidaram para assumir a liderança do grupo. Inicialmente, confesso que senti o peso da responsabilidade, mas pedi um tempo para refletir e reunir um grupo maior de professores interessados. O professor Samuel Wainer, já secretário do GTDC, aceitou se juntar a mim nessa missão. Por meio de conversas individuais, conseguimos organizar um encontro presencial que atraiu outros professores. Foi nesse momento que as Professoras Carmen Belderrain e Gabriela Werner Gabriel se engajaram de maneira surpreendente.
Entre o final de 2023 e agosto de 2024, o GTDC foi conduzido de forma colaborativa por nós três: eu, Carmen e Gabriela. Em setembro de 2024, a reitoria formalizou o grupo, que passou a ser composto por mim, pelas professoras Carmen e Gabriela, pelo professor Samuel, e pelos representantes da ITAEx, Fulvio Delicato e Alfred Volkmer. Quando fui convidada para assumir a presidência, esse passo foi uma evolução natural dentro do contexto de liderança compartilhada que havíamos estabelecido.

ITAEx |  Qual é o papel do GTDC na preservação e revitalização dos valores da Disciplina Consciente no ITA?
Profª Iris | O GTDC desempenha um papel essencial na preservação e revitalização da DC no ITA, promovendo um entendimento comum e fortalecendo a vivência desse valor na comunidade acadêmica. Nosso objetivo principal é garantir que a DC seja compreendida e incorporada por todos os membros do Instituto — professores, estudantes de graduação e pós-graduação, e o corpo técnico-administrativo.
No dia a dia, trabalhamos em estreita colaboração com os professores, contribuindo para a integração dos princípios da DC em suas práticas pedagógicas. Na graduação, desenvolvemos parcerias com o Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD) e o Departamento de Ordem e Orientação (DOO), onde atuamos como mentores para ajudar os estudantes a enfrentar e superar situações de quebra da DC, além de fortalecer essas instituições no ambiente do H8.
Com a pós-graduação, estamos planejando ações específicas para o próximo semestre letivo, reconhecendo os desafios decorrentes de sua estrutura diferenciada. Ainda assim, acreditamos que é totalmente viável integrar a DC nesse contexto, contribuindo para uma formação mais ampla e alinhada aos valores do ITA.


O GTDC promove um entendimento comum
e fortalece a vivência desse valor
na comunidade acadêmica

 

ITAEx |  Quais foram os principais desafios enfrentados pelo GTDC em 2023 para propor a revitalização desse método formativo?
Profª Iris | Um dos maiores desafios foi superar as resistências iniciais dentro do corpo docente e alinhar as diversas interpretações sobre o que a DC realmente representa. Muitos ainda a associam apenas a um sistema rígido de regras e punições, o que contrasta com sua verdadeira essência, que está fundamentada na confiança, no aconselhamento e no desenvolvimento humano.
Nosso trabalho tem sido esclarecer essa diferença, promovendo um entendimento mais profundo e acessível sobre a DC. Isso incluiu engajar tanto professores quanto alunos em diálogos abertos, destacando os benefícios de incorporar a Disciplina Consciente como um princípio orientador no cotidiano acadêmico. O objetivo é mostrar que ela não é apenas uma prática institucional, mas um valor que fortalece a convivência e a formação integral dos estudantes.

 

Impacto no Presente e no Futuro do ITA

ITAEx |  Como a Disciplina Consciente contribui para o desenvolvimento de líderes éticos e responsáveis entre os alunos do ITA?
Profª Iris |  A DC tem um papel fundamental na formação de líderes éticos e responsáveis ao criar um ambiente de confiança mútua. Quando os estudantes recebem um voto de confiança, isso os motiva a retribuí-lo por meio de comportamentos responsáveis e alinhados a princípios éticos. Esse processo está intimamente ligado ao princípio da reciprocidade: ao serem tratados com respeito e responsabilidade, os alunos não apenas assimilam esses valores, mas também os incorporam em suas ações e decisões. Isso os prepara para liderar de forma consciente e inspiradora, tanto no ambiente acadêmico quanto em suas futuras trajetórias profissionais.

 

ITAEx | Que mudanças ou inovações o GTDC está propondo para adaptar a Disciplina Consciente aos desafios atuais da educação e da sociedade?
Profª Iris | Atualmente, estamos implementando algumas iniciativas práticas para renovar e fortalecer a Disciplina Consciente. Com os professores, estamos organizando encontros em pequenos grupos com o objetivo de formar novos agentes multiplicadores da DC, chamados focal points. Esses multiplicadores serão fundamentais para disseminar os valores e práticas da DC de maneira integrada ao cotidiano do ITA.
Com o CASD e o DOO, estamos promovendo mentorias presenciais para apoiar e fortalecer esses grupos dentro do H8 e na dinâmica do ITA como um todo. Além disso, temos diversos projetos planejados para 2025, que ainda estão em fase de amadurecimento, mas prometem ampliar o impacto da DC na comunidade acadêmica.
Gostaria também de destacar uma pesquisa recente conduzida pela Professora Carmen, membro do GTDC, em colaboração com o doutorando Edson Muylaert, que também é presidente do Conselho Diretivo da ITAEx. Esse trabalho, já transformado em artigos acadêmicos, tem sido essencial para compreender os desafios e potencialidades da DC. Entre os temas abordados, destacam-se:

  • Priorização de ações com o Value-Focused Thinking (VFT): uma abordagem para fortalecer a Disciplina Consciente no ITA, alinhando valores e objetivos estratégicos.
  • Desafios da Disciplina Consciente no ITA: uma análise conduzida com base na aplicação da Soft Systems Methodology (SSM), que oferece uma perspectiva sistêmica para lidar com questões complexas.

Esses estudos fornecem insights valiosos sobre como adaptar a DC aos desafios contemporâneos, conectando os valores tradicionais do ITA às demandas de uma sociedade em constante transformação.

 

ITAEx | A proposta apresentada ao reitor e aos pró-reitores do ITA no início de 2024 buscou reforçar quais aspectos da convivência e formação dos iteanos?
Profª Iris | Nossa proposta tem como principal objetivo fortalecer a cultura de confiança mútua e o diálogo aberto entre todos os membros da comunidade do ITA. Buscamos divulgar a Disciplina Consciente de maneira clara e acessível, evitando qualquer tipo de imposição, para que sua adoção seja voluntária e natural.
Acreditamos que, ao apresentar exemplos práticos de como a DC pode beneficiar o dia a dia acadêmico e pessoal, conseguimos demonstrar seu impacto positivo. Além disso, a proposta inclui ações voltadas para o cultivo da empatia, incentivando os estudantes e professores a refletirem sobre seus próprios atos, e a valorização do respeito às diferenças, enxergando opiniões divergentes como oportunidades de aprendizado e crescimento coletivo.

 

ITAEx |  Que mensagem gostaria de compartilhar com a comunidade iteana sobre a importância de manter esse valor vivo no Instituto?
Profª Iris | A Disciplina Consciente realmente distingue os estudantes do ITA. Embora ocorram quebras de DC, elas são significativamente menos frequentes aqui do que em outras instituições. Quando converso com colegas que lecionam em universidades renomadas de São Paulo e compartilho como conduzimos as aulas no ITA, uma das primeiras perguntas que fazem é: “Mas eles não atrapalham a aula conversando?” E fico surpresa ao perceber que, no ITA, isso já se tornou um valor comum, algo que permeia a convivência de todos.
Falo também sobre a moradia, as reuniões no CASD, e o fato de o ambiente ser limpo e livre de pichações – características que, para muitos fora do ITA, são difíceis de compreender.
Portanto, a mensagem que quero deixar é que, apesar dos desafios que enfrentamos, podemos afirmar com confiança que não lidamos com os maiores problemas. A DC tem um papel essencial na manutenção de uma cultura de respeito, responsabilidade e convivência harmoniosa. Ela é fundamental para o ambiente que todos nós, iteanos, construímos e preservamos.


O GTDC promove mentorias presenciais
para apoiar e fortalecer o CASD e o DOO

 

Perspectiva Pessoal

ITAEx |  O que mais te motiva a liderar o GTDC e trabalhar na revitalização da Disciplina Consciente?
Profª Iris | Eu realmente gosto de lidar com pessoas e de estar próxima dos alunos. É uma experiência extremamente gratificante participar do processo de formação de jovens e poder contribuir para o seu crescimento. O que mais me motiva é saber que, através desse trabalho, tenho a oportunidade de ajudar a moldar o futuro desses estudantes, impactando diretamente suas vidas e trajetórias profissionais.

 

ITAEx |  Qual é o impacto pessoal e profissional de participar de um grupo tão conectado com a essência do ITA?
Profª Iris | Pessoalmente, participar do GTDC me desafia a refletir constantemente sobre meus próprios valores e práticas, o que é uma oportunidade de autodesenvolvimento. Profissionalmente, a troca de ideias e experiências com tantos colegas talentosos no ITA amplia minha visão, trazendo novas perspectivas e me inspirando a propor iniciativas inovadoras para a formação dos nossos estudantes. Essa colaboração constante com o corpo docente e a comunidade acadêmica me motiva a sempre buscar melhorias e formas de impactar positivamente a educação no ITA.

Categorias de postagens

Siga a ITAEX nas mídias sociais

× Fale no WhatsApp!