Série Disciplina Consciente – Alfred Volkmer

Alfred Volkmer, engenheiro eletrônico formado pela turma de 1961 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é um exemplo vivo do impacto que uma formação baseada na Disciplina Consciente pode ter na construção de uma trajetória técnica e humana. O iteano carrega em sua essência os valores fundamentais que o ITA cultiva desde sua fundação.

 

Nesta entrevista, Volkmer nos leva de volta à década de 1960, quando o ITA já era reconhecido por sua excelência acadêmica e abordagem inovadora em relação à formação integral dos alunos.

Ele compartilha reflexões sobre como a Disciplina Consciente moldou não apenas seus anos de estudo, mas também sua visão de vida, destacando o poder transformador de um ambiente educacional que confia, desafia e acolhe.

Acompanhe esta conversa inspiradora e descubra como os princípios do ITA continuam a ressoar nas vidas de seus ex-alunos, fortalecendo-os como líderes técnicos e cidadãos éticos.

ENTREVISTA:

ITAEx: Como foi a sua experiência no ITA na década de 1960, especialmente no que diz respeito ao equilíbrio entre a vida acadêmica intensa e a manutenção de uma Disciplina Consciente?
Alfred Volkmer: O método de formação humana e técnica vigente no ITA desde o seu início segue o princípio de Confiar/Aconselhar baseado na Disciplina Consciente (DC) e no Aconselhamento. Ele dá ao aluno um crédito de confiança e o desafia a assumir a responsabilidade de sua própria formação, tanto a humana quanto a técnica. Este desafio motiva o aluno, por meio da Disciplina Consciente, a abraçá-la de forma entusiasmada e integral, a ponto de muitos dos ex-alunos do ITA tornarem a DC em opção de vida.
A DC é, portanto, uma componente integral de uma boa formação técnica e humana.

ITAEx: O ITA sempre foi reconhecido por sua formação técnica de excelência. Em sua visão, como a DC era abordada naquela época? Isso ajudou a moldar sua carreira de alguma forma?
Alfred Volkmer: Por ocasião da formatura da T61, Renato Gohn, nosso orador da turma, fez a seguinte referência à DC: “A Escola dera-nos crédito de confiança. Fomos dignos dele”. Esta frase simples e profunda revela quão imenso é o valor da DC para nós.

ITAEx: Ao longo de sua carreira, como percebeu a importância da DC no seu sucesso profissional e em suas contribuições para o setor de engenharia no Brasil?
Alfred Volkmer: A DC é uma opção de vida que permite, ao longo dela, construir relacionamentos proativos não prejudicados por desconfianças e faltas de autenticidade e legitimidade.

ITAEx: A DC ajudou o senhor a manter o foco entre a exigente carreira de engenheiro e a busca por uma vida pessoal equilibrada e consciente?
Alfred Volkmer: A DC motiva quem teve o privilégio de adotá-la a sempre dar o melhor de si em ambos os campos, o técnico e o humano.

ITAEx: Acredita que a formação no ITA aliada à DC prepara seus alunos para serem líderes não apenas técnicos, mas também conscientes e éticos, capazes de tomar decisões que considerem o impacto humano e social?
Alfred Volkmer: Os alunos de graduação ingressam no ITA quando estão passando da adolescência para a vida adulta. Estão passando então da heteronomia (quando adotam valores caros às pessoas que amam ou respeitam) para a autonomia (quando adotam valores que atendam a critérios de justiça e equidade). Neste momento, ser alvo de um voto de confiança que respeite integralmente a sua dignidade humana de um ser em formação tem para a grande maioria um impacto definitivo. Alunos que ingressam no ITA como adultos diretamente para a pós-graduação são profundamente tocados pelo ambiente acolhedor, pró-ativo, de confiança e eficiente resultante da prática da DC.

ITAEx: O que considera mais importante em termos de formação para os engenheiros de hoje, além da competência técnica?
Alfred Volkmer: A cada dia sou surpreendido por algum conhecimento importante que eu não tinha. Acho que o engenheiro formado em escola de elite como o ITA tem que ter a preocupação de não se tornar arrogante. Ele precisa ter a humildade de reconhecer que só teve o privilégio de se tornar um excelente engenheiro porque a sociedade da qual faz parte criou as condições para a existência da escola em que se formou.

ITAEx: Como vê a evolução do ITA ao longo das décadas? A abordagem em relação à disciplina e à saúde mental dos alunos mudou desde a década de 1960 até hoje?
Alfred Volkmer: Desde o seu início o ITA nunca teve momentos fáceis e, talvez por isso, sempre se manteve como uma instituição reconhecida no Brasil e fora dele. Houve significativas mudanças da realidade brasileira nestes últimos 70 anos.  Mudou a forma de pensar, de vestir, de comunicar etc., mas o modo como o ITA enfrenta seus problemas sempre teve uma influência muito positiva na saúde mental, tanto do corpo discente como do corpo docente.

ITAEx: O que sugere para os estudantes de graduação do ITA, especialmente sobre como lidar com a pressão e os desafios de um curso tão exigente, mantendo o equilíbrio e a DC?
Alfred Volkmer: No momento atual de grandes e diversificadas demandas, sugiro aos estudantes se inspirarem no privilégio que lhes proporciona o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de participar do legado deixado pelo Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho na confiança do ITA de – por meio da DC – os tornar administradores de sua própria formação, tanto técnica quanto humana. Deste modo, o ITA forma engenheiros cidadãos capazes de transformar o futuro inalcançável em realidade concreta do presente.

Categorias de postagens

Siga a ITAEX nas mídias sociais

× Fale no WhatsApp!