Formando gerações: a influência do Professor Claudio Jorge no ensino de Engenharia

Com uma carreira que abrange quase cinco décadas no ITA, o professor iteano é titular no Departamento de Transporte Aéreo da Divisão de Engenharia Civil, e tem sido influência fundamental na formação de profissionais nessa área. 

 

Engenheiro de Infraestrutura Aeronáutica, com mestrado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e doutorado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Claudio Jorge fez, ainda, Pós-Doutorado na Ecole Nationale de l’Aviation Civile (ENAC), França. Atuou como avaliador de curso, de 2002 a 2018, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).


Em seu discurso de despedida da Reitoria do ITA


Assinatura MoU entre ITA e Universidade do Minho 

E, no ITA, já foi Vice-Reitor (março de 2015 a dezembro de 2018), e Reitor, no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2020. Convém destacar que em sua gestão foram formados 127 engenheiros, além de especialistas, mestres e doutores em diversas áreas. Foi, também, nesse período, registrado o terceiro maior contingente de candidatos ao vestibular da história do ITA, cerca de 12 mil inscritos para 120 vagas. Firmou, ainda, acordos de parceria internacional com a França, a Alemanha, a China, o México, os Estados Unidos e Portugal.

O professor iteano é muito considerado entre seus pares, e é um mestre importante para alunos que desejam desenvolver conhecimento sólido e pesquisa valiosa em transporte aéreo. Recebeu, por duas vezes, o Prêmio Weis, 2015 e 2022, “que celebra e reconhece a excelência no ensino e a importância da dedicação de professores que, assim como Carl Herrmann Weis, entraram e entram na memória de iteanos pela inspiração que despertam”. Logo, isso tem um significado, uma referência, um reconhecimento. E é o que vamos confirmar, a partir de agora.


Turma 1977 

 


Encontro da T77 – 25 anos de formatura

 

ENTREVISTA


ITAEx – Qual é a importância do Dia do Professor para o senhor e para a comunidade acadêmica do ITA?

Claudio Jorge – Simboliza o reconhecimento a essa relevante atividade de preparar as novas gerações para enfrentar os desafios da vida contemporânea.

ITAEx – Como o ITA tem promovido o desenvolvimento profissional e a valorização dos docentes ao longo dos anos?
CJ – O ITA estimula de diversas formas o desenvolvimento profissional do seu docente. Seja através dos seus critérios de progressão profissional, seja através de um calendário bem organizado, com o apoio à organização de eventos ou de participação interna ou externa. Serve de estímulo, também, uma rigorosa seleção de recursos humanos para convivência e mútuo crescimento.

ITAEx – Quais são os principais desafios que os professores enfrentam atualmente no ensino de Engenharia no ITA?
CJ – Um dos desafios é o de manter a motivação do corpo docente. São jovens de uma geração mais conectada às novas tecnologias. Temos que evoluir para nos comunicar e manter vanguarda e servir de inspiração.

ITAEx – Que iniciativas o ITA está implementando para incentivar a inovação e a pesquisa entre os docentes?
CJ – O ITA desde sempre implantou espaços para práticas, como centros de pesquisa e laboratórios. Hoje, a Ala 6 vai se transformar num Centro de Inovação, que reunirá diferentes áreas do conhecimento. Pesquisa é a base para que possamos nos manter nas fronteiras do conhecimento e assim atrair as melhores cabeças a mutuamente crescer e aperfeiçoar.

ITAEx – Como vê a evolução do ensino e da pesquisa no ITA para os próximos anos, especialmente em relação às novas tecnologias?
CJ – A evolução do ensino nos obriga a adotar formatos alternativos de aulas para alimentar a motivação dos estudantes nas classes e em seus deveres acadêmicos. A participação em pesquisas nos diversos níveis, em atividades práticas, e mesmo com entretenimento, pode manter o estímulo dos alunos ao aprendizado e à busca de novas respostas.

ITAEx – Quais são suas expectativas para o futuro da educação no ITA e o papel dos professores nesse contexto?
CJ – Minha expectativa é positiva devido à flexibilidade curricular, à constante atualização, à qualidade do seu corpo docente, ao rigoroso processo seletivo para ingresso no ITA e ao suporte que se proporciona em termos de instalações, ambiente e facilidades disponíveis.
Nesse contexto, as novas tecnologias vêm sendo incorporadas ao processo. E o papel do professor, como mentor e conselheiro, ganha relevância. Não se trata de ministrar aulas, mas o papel é mais amplo e, ao mesmo tempo, pessoal.

ITAEx – Poderia compartilhar uma experiência marcante que tenha vivido como professor no ITA e que represente a missão da instituição?
CJ – Uma das experiências marcantes é nossa viagem de instrução propiciada pela Força Aérea Brasileira (FAB) à Amazônia. Um momento ímpar de percepção da realidade do nosso País, dos nossos desafios e de convivência extramuros com nossos jovens estudantes.

ITAEx – Que mensagem gostaria de deixar para os seus colegas docentes neste Dia do Professor?
CJ – Saibam aproveitar a nossa atividade para rejuvenescer e acompanhar os novos padrões trazidos pelas gerações, sempre buscando aperfeiçoar o processo e a nós mesmos.

ITAEx – Acredita que a comunidade acadêmica pode celebrar e reconhecer o trabalho dos professores de maneira mais efetiva?
CJ – O reconhecimento do nosso trabalho no ITA é simbolizado pelo Prêmio Weis, entregue nessa época do ano, onde os alunos reconhecem os trabalhos dos docentes mais destacados, e que podem servir de referência aos seus pares. Muitos professores se emocionam nessa cerimônia.
Enfim, minha visão é que possamos buscar sempre as melhores práticas pedagógicas para elevar ainda mais o nome de nossa Instituição, e manter sempre a disciplina consciente (DC) em nossa atividade.

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