A importância de ser um Ponto Focal

Dando continuidade ao reconhecimento de nossos voluntários, nesta edição destacamos o Ponto Focal Paulo Ignácio Fonseca de Almeida (T73), 74 anos, Engenheiro Eletrônico com Mestrado em Engenharia Mecânica (ambos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Reconhecido por sua atuação voluntária na mobilização e no apoio à ITAEx, Paulo Ignácio mantém ativo o grupo de WhatsApp da T73, divulgando as iniciativas da Associação e “sem discussões políticas”, enfatiza ele. O trabalho voluntário é essencial para renovar e garantir a continuidade da ITAEx, envolvendo diferentes colegas ao longo do tempo – segundo Paulo Ignácio, que destaca o papel de multiplicadores da Turma 73, como Takashi Takeya, Arnaldo Vieira de Carvalho e Eduardo Gondim.

A organização e a realização da segunda edição do Engineering Education for the Future (EEF-2024), com mais envolvimento dos Professores e do ITA, foi a atividade de mais relevância da ITAEx, de acordo com Paulo Ignácio: “Os projetos acadêmicos que apoiam Professores e Alunos em suas iniciativas têm sido fundamentais para manter a motivação dos discentes com o aprendizado no ITA”.

Embora não tenha contato com Pontos Focais de outras turmas, Paulo Ignácio vê seu papel com responsabilidade, desde que iniciou esse trabalho voluntário por volta de 2019, após ser convidado por Takachi Takeya, responsável pelo Comitê de Atração e Comunicação. “O voluntariado é uma oportunidade de reconhecer a importância do ITA em sua formação e contribuir para a comunidade iteana” – revela o engenheiro.

Como Aluno do ITA na década de 1970, quando ainda não havia associações de apoio como ITAEx para projetos, Paulo Ignácio recorda que os Professores recebiam recursos das agências de financiamento de pesquisa e os grandes projetos dos atuais laboratórios de pesquisa ainda estavam sendo implantados, porém, destaca que muitos laboratórios didáticos dos cursos vieram da colaboração americana com o Instituto. 

Encontro anual da Turma 73

Nosso Ponto Focal Paulo Ignácio participou como mentor em projetos apoiados pela ITAEx, como o Analândia Sustentável – de integração interdisciplinar – coordenado pela Professora Sueli Custódio, que envolveu Alunos e Alunas dos últimos anos do profissional do ITA. “Foi uma grande oportunidade para que eles tomassem contato com problemas reais enfrentados por uma prefeitura como Analândia, cidade turística no Estado de São Paulo” – destacou.

Paulo Ignácio promove em parceria com seu colega Arnaldo Vieira de Carvalho, no canal do YouTube @engenheirosdoita, às sextas-feiras, o programa “Encontros com o Futuro”. A série é destinada tanto aos engenheiros com larga experiência profissional, quanto aos jovens interessados por Engenharia e no ITA, e conscientes da importância que a ação cidadã exerce para o desenvolvimento do País. Os debates são sobre os rumos da Engenharia e da Economia no Brasil no século XXI, cercado de mudanças – tecnológicas aceleradas, climáticas radicais -, e de desencontros sociais. Governança nas empresas e nas instituições de Estado também são temas dos encontros. “O foco das palestras e das entrevistas é baseado nos temas centrais do Desenvolvimento Sustentável, da Tecnologia, da Inovação e da Educação Brasileira”, esclarece o iteano.

O comprometimento e a dedicação de Paulo Ignácio como Ponto Focal da Turma 73 e, ainda, o seu envolvimento ativo têm impactado positivamente os projetos da ITAEx, promovendo união e mobilização dos Ex-Alunos. Sua atuação tem fortalecido os laços da ITAEx com a comunidade iteana, e incentivando a participação e o apoio contínuo às nossas iniciativas. 
A ITAEx agradece e valoriza o trabalho de Paulo Ignácio, assim como a todos os Pontos Focais, no incentivo colaborativo e na manutenção do legado do ITA.

Moeda ITAEx – Agradecimento



Categorias de postagens

Siga a ITAEX nas mídias sociais

× Fale no WhatsApp!