Um dos pontos essenciais nos cursos de Engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é a “mão na massa”. A prática desenvolvida faz com que os alunos aprimorem o que é ensinado em sala de aula.
O Instrutor da Divisão de Engenharia Aeronáutica e Capitão Engenheiro da Força Aérea Brasileira, Ney Rafael Sêcco, é professor orientador da AeroDesign. A iniciativa acadêmica consiste em conceber, projetar e construir um avião remotamente pilotado para cumprir uma missão específica.
“O AeroDesign permite que os alunos apliquem, de forma prática, conceitos e técnicas aprendidos em sala de aula e laboratórios. Os alunos ganham motivação para continuarem dedicando-se ao estudo e prática da Engenharia ao verem seu projeto concretizado. Outro aspecto importante é que os alunos têm a possibilidade de desenvolver aspectos de liderança, trabalho em equipe e gerenciamento de projetos, complementando sua formação técnica”, salientou.
A ITAEx promove editais para projetos e iniciativas acadêmicas, que também podem envolver a compra de equipamentos e de materiais necessários para confeccionar as aeronaves. De acordo com Sêcco, além do aspecto financeiro, a rede de contatos da ITAEx é importante para dar suporte em diversas atividades da iniciativa como, por exemplo, na logística para a participação em competições internacionais.
Equipe AeroDesign
Ele destacou ainda que “a atuação da Associação trouxe oportunidades de aprimorar o ensino de Engenharia na Graduação do ITA. Isso motiva o corpo docente para desenvolver técnicas e soluções inovadoras no ensino de Engenharia, e os alunos passam a ser beneficiados com um aprendizado mais abrangente e eficaz. Vale ressaltar também o fortalecimento de laços entre alunos, professores e egressos da Instituição.”