Já é sabido da importância do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) para a formação de profissionais da engenharia. O ensino de qualidade do instituto é reconhecido tanto no Brasil quanto no exterior.
E o apoio da ITAEx é essencial para a manutenção desse ensino de qualidade, buscando investimentos para que projetos sejam aprovados e desenvolvidos.
A professora Luciana Cividanes do Departamento de Química do ITA conseguiu colocar em prática alguns projetos com esse apoio financeiro, nas disciplinas Química -18 – Laboratório e também Química – 28 – Laboratório, ministradas para todos os alunos do Fundamental I. Para estimulá-los, desde 2014, o Departamento de Química introduziu a metodologia de projetos Hands-On (mão na massa) nestas disciplinas e não mais os roteiros já prontos, nos quais os alunos apenas seguiam a “receita de bolo”.
“Desde 2014, os alunos executam os projetos propostos por eles mesmos, sendo responsáveis pela elaboração de todos os roteiros, listas de materiais, procedimentos experimentais, análise de resultados etc., sempre guiados pelos professores, mas com uma posição muito mais atuante e possibilitando que cada um seja protagonista de seu próprio aprendizado. É notório o sucesso dos projetos para o aprendizado, agora com muito mais estímulo e interesse pelas disciplinas”, ressaltou a professora Luciana Cividanes.
Porém, para que os projetos sejam executados, é preciso a compra de diversos materiais com rapidez. Luciana destacou que nesse ponto o papel da ITAEx é fundamental, pois sem esse apoio, as propostas não seriam viáveis de serem concretizadas, ou seriam executadas de forma muito limitada, o que poderia limitar também o aprendizado.
BIOPLÁSTICO
Um dos exemplos de projetos bem-sucedidos desenvolvidos sob a supervisão da Professora Luciana é o que se refere ao bioplástico, em 2023. Um grupo de sete alunos trabalhou no desenvolvimento de um novo tipo de plástico biodegradável. Eles tinham como meta produzir um produto que fosse útil – sacola plástica. Foram seis meses de estudo e utilizaram substâncias com base em amido de batata, vinagre, glicerina e chá de kombucha. O resultado deu certo.
Com o projeto, o grupo venceu o Workshop dos projetos de Química como melhor trabalho. Esse workshop acontece ao final de todos os anos, no qual as turmas do Fundamental I apresentam seus trabalhos para convidados internos e externos.
Além do prêmio, o grupo tem compartilhado o trabalho através de entrevistas que você confere nesses links: