Iteano da turma de 2009, o mineiro de Juiz de Fora, Thiago Nykiel, é fundador da INFRAWAY, empresa especializada em projetos de infraestrutura de engenharia de alta complexidade nos setores aeroportuário e de saneamento.
Prestes a completar 39 anos, ele conta que veio para São Paulo há 20 anos, desde que passou para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde cursou Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica – atual Engenharia Civil Aeronáutica. E era isso mesmo o que ele queria fazer: Engenharia na melhor instituição do Brasil.
Sempre se interessou por obras, construções, cidades pujantes e ambientes de renovação, além de gostar muito da área de aeroportos. Fascinado por aviação, ele se dedicou ao setor de infraestrutura aeroportuária e aos estudos de capacidade e desenvolvimento futuro.
Logo no início da graduação, Thiago percebeu que essa atividade estava carente de profissionais e viu a oportunidade no curso, que foi desafiador o suficiente para ele estudar geotecnia, dimensionamento e, ainda, saber o que se passava no backstage e no background de um aeroporto, desvendando suas estruturas de concreto e aço, revelando que a engenharia pode ter vantagem competitiva e provou isso ao longo da sua jornada profissional.
No quinto ano do curso, estagiou na área de planejamento estratégico de uma das quatro maiores construtoras do Brasil. e lá continuou depois de formado, já com 24 anos, quando recebeu a proposta para ser trainee em obras da empresa. Foi transferido para Rondônia, onde trabalhou na construção de uma das hidrelétricas do complexo do Rio Madeira, permanecendo naquela localidade por um ano e meio.
O trabalho na construtora era interessante para Thiago, mas não tinha tanta autonomia para fazer reengenharia das soluções propostas. O desafio era resolver o problema de logística de mão-de-obra e insumos para a construção e produzir o que já estava pensado. Saiu da empresa e começou um mestrado no ITA. Logo depois, já recebeu uma proposta para trabalhar em uma consultoria de projetos de aeroportos e foi o momento que ele teve a certeza do que queria fazer: concepção de projetos de infraestrutura.
O Brasil estava em um momento super interessante com o início do programa de concessão de aeroportos. Entre 2010 e 2014, foram concedidos à iniciativa privada os aeroportos de São Gonçalo do Amarante (RN), Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Confins (MG), Viracopos (SP) e Brasília (DF). Era esse o caminho, a área que queria ficar. Foi então que surgiu a oportunidade de abrir a sua própria consultoria, a INFRAWAY, o início de uma grande revolução tanto na sua vida profissional quanto no mercado de engenharia brasileiro.