O Engineering Education for the Future terá duração de três dias e será aberto ao público.
Entre os dias 16 e 18 de maio, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos (SP), realizará a segunda edição do Engineering Education for the Future (EEF), evento focado em discutir o papel da Engenharia para o avanço econômico nacional e como a educação, atualizada às novas necessidades da sociedade, contribui com o processo de inovação na indústria brasileira. As atividades serão gratuitas e as inscrições poderão ser feitas pelo site do evento, a partir de abril.
Neste ano, o EEF vai apresentar discussões sobre temas atuais ligados à tecnologia e ao desenvolvimento, contando com rodadas de debates sobre processos de aprendizagem e sobre o papel do poder público no avanço do ensino de qualidade, por exemplo. Além disso, estudantes vindos de universidades de todo país e previamente inscritos participarão de três competições: o ITA Challenge, com objetivo de difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação na comunidade acadêmica; o Grand Prix de Inovação, para desenvolver a capacidade de resposta a problemas de times multidisciplinares; e o Data Science Challenge, um hackathon que avaliará a melhor solução para um desafio sugerido.
Haverá também a “Mostra ITA 2050”, uma exposição sobre a potencialidade dos projetos executados por alunos, professores e pesquisadores do ITA e de outros Institutos do DCTA. Para o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, o EEF-2024 é a possibilidade de “discutir em alto nível a importância da tríplice hélice, com a integração entre governo, academia e a indústria, uma peça-chave para o crescimento econômico e o desenvolvimento social baseados no conhecimento”.
O coordenador-geral do evento, o Professor Doutor Mauri Aparecido de Oliveira, destaca que o EEF-2024 possibilita conectar alunos de Engenharia de todo o País, assim como a indústria do futuro, com questões que desafiam as próximas gerações e com processos emergentes que afetam os profissionais dessa área. “Com a evolução dessas demandas, tanto do mercado quanto da sociedade, o EEF-2024 torna-se um ambiente ideal para a discussão de estratégias educacionais que atendam a essas necessidades dinâmicas”, completou.
O evento será totalmente gratuito e aberto para estudantes, pesquisadores, empresários ou entusiastas do setor vindos de todo o País.
Histórico
Após cinco anos desde a última edição, o ITA segue buscando sinergias e soluções de excelência para os desafios educacionais que se apresentam. O Engineering Education for the Future tornou-se, logo após sua primeira edição, uma referência para discussões sobre o atual momento do ensino em Engenharia no Brasil e as estratégias que podem ser apresentadas diante dos impactos da tecnologia e do empreendedorismo. Considerando a busca do crescimento econômico nacional e a maior competitividade da indústria, torna-se necessária a formação com alta qualidade dos engenheiros que serão disponibilizados para o mercado de trabalho, com destaque para a capacidade inovadora desses profissionais.
Em 2019, cerca de 1.300 visitantes participaram do evento, número que deve ser ultrapassado neste ano. Mais uma vez, empresas parceiras patrocinarão as atividades, como a Mac Jee, localizada no Vale do Paraíba, em São Paulo, e responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias e fabricação de produtos para a Indústria de Defesa. “Para garantir inovação e segurança em todas as nossas entregas, precisamos de profissionais altamente qualificados e, hoje, o ITA é, sem dúvidas, o centro de excelência que melhor nos apoia, com profissionais de sólida formação técnica, visão crítica e resiliência“, afirma Alessandra Stefani, CEO da Mac Jee, afirmando também que a parceria contribuirá para o desenvolvimento da empresa, do ITA e de toda a Base Industrial de Defesa (BID).
A associação de Iteanos ITAEx é a apoiadora da iniciativa. “Nossa expectativa é ter um público maior de estudantes, com o objetivo de enriquecer as discussões e contribuir para o progresso do ensino de Engenharia no ITA e no País”, afirmou o presidente, Aurélio Rossi.