ITAEx apoia projeto de educação prática em sistemas aeronáuticos do ITA

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) é a melhor e mais importante escola de engenharia do Brasil, reconhecida mundialmente pela excelência na formação de engenheiros e engenheiras. Mas, para manter esse nível de qualidade, ele precisa de apoio e investimento permanente em infraestrutura, pesquisa e ensino – um suporte que, nem sempre, é possível com as amarras do setor público.

É neste contexto que entra o trabalho da ITAEx, associação sem fins lucrativos criada por ex-alunos para angariar fundos para melhorias no ITA.

Um exemplo de como a entidade tem contribuído para a educação de excelência no instituto é o projeto do laboratório didático de sistemas aeronáuticos para alunos de graduação, idealizado e coordenado pelo professor Adson Agrico, do Departamento de Projetos de Aeronaves. Ele também é ex-aluno do ITA, formado na Turma de 1998 (T98).

O professor conta que o objetivo do projeto é integrar teoria e prática nas disciplinas de Sistemas Aeronáuticos e Projetos, que fazem parte do currículo do curso de Engenharia Aeronáutica. Segundo ele, essas disciplinas são multidisciplinares e envolvem conceitos de Aerodinâmica, Desempenho e Sistemas, que são essenciais para o projeto de aeronaves.

“O Departamento de Projetos da Divisão de Engenharia Aeronáutica, ao qual pertenço, tem por si só a natureza de ensino prático e multidisciplinar no sentido de integrar todas as disciplinas de aeronáutica em projetos. No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil integrar teoria com prática. Necessita-se de um planejamento pedagógico moderno em um ambiente de ensino ativo baseado em projeto, com uma boa integração entre professores e disciplinas. Além disso, infraestrutura de laboratórios é fundamental para educação ativa. Caso contrário, pode-se correr o risco de um ensino sem a prática que dificulte a consolidação de conceitos e a execução do projeto”, explicou o professor.

Conhecimento na prática

Agrico revelou que sua motivação para o projeto veio de uma experiência pessoal, quando começou a trabalhar na Embraer como engenheiro, em 1999, e foi apresentado a um APU (Auxiliary Power Unit) do EMB-145, um sistema que fornece energia elétrica e ar comprimido para a aeronave.

“Dessa experiência surgiu a ideia de uma educação mais prática no ITA, já como professor na instituição. Foi quando submeti um projeto educacional à ITAEx em 2022 para criar um laboratório de sistemas aeronáuticos para alunos de graduação. Me recordo que a empolgação foi tão grande pela ideia que os dirigentes da ITAEx comentaram que o projeto iria acontecer. Era fundamental termos um primeiro equipamento para inaugurarmos o laboratório”, contou o professor.

Graças ao apoio da ITAEx, o projeto se tornou realidade e o laboratório recebeu um Sistema Hidráulico Didático que permite aos alunos do 4º ano se familiarizarem com um sistema hidráulico similar a um aeronáutico e simular em computador o sistema operado na prática.

O professor afirmou que esse novo recurso trouxe aprendizagem com um sentido prático, pois estudantes puderam se familiarizar com projeto (simulação) e operação (laboratório).

“O laboratório trouxe indagações fascinantes de alunos ao terem contato com a vida real do projeto, como perceber o problema de engenharia da geração de calor em uma linha hidráulica. O LADISA (Laboratório Didático de Sistemas Aeronáuticos) deu seu primeiro passo para uma educação em sistemas baseada em projeto, tudo graças ao esforço e à visão da ITAEx ao apoiar a educação no ITA”, disse.

Parceria

Ele ressaltou que o apoio da ITAEx para educação de excelência no ITA é fundamental, pois a engenharia passa por uma transformação tecnológica e ética, e os desafios são enormes para professores e administradores escolares. Ele destacou que o sucesso dessa nova escola de engenharia depende do diálogo com a sociedade, e que o primeiro grande parceiro do ITA é a ITAEx.

“Quero agradecer imensamente o apoio que tivemos da ITAEx nesse projeto educacional. Eu tenho que destacar aqui também o esforço dos professores Carlos Eguti, Emilia Villani, Ney Secco e Claudia Regina de Andrade, envolvidos na implementação deste projeto”, concluiu o professor.

O projeto do novo laboratório é um exemplo concreto da importância dos professores do ITA no trabalho da ITAEx. Eles são peças-chaves para o fortalecimento do ensino de excelência que sempre foi marca do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Reconhecendo esse papel decisivo, a ITAEx permite que todos os professores do instituto submetam projetos para possível apoio financeiro da associação. Propostas para 2024 podem ser apresentadas até o próximo dia 11 de março. Saiba mais clicando aqui.

Categorias de postagens

Siga a ITAEX nas mídias sociais

× Fale no WhatsApp!