O projeto tem como objetivo auxiliar no apoio didático ao ensino de propulsão química oferecido aos Alunos do ITA. O plano proposto tem como coordenadores Rene Francisco Boschi Gonçalves e José Atílio Fritz Fidel Rocco, que já ministram disciplinas obrigatórias e eletivas dos cursos de Graduação, envolvendo os temas relativos à propulsão de foguetes.
Neste ano, os Alunos estão sendo incentivados e motivados a desenvolverem experimentos e simulações em laboratório, na área de propulsão, de maneira em que eles possam desenvolver um melhor aprendizado, colocando em prática todo o conteúdo que estão aprendendo.
A proposta também faz parte de uma continuação da colaboração que os Professores fazem ao projeto institucional do ITA Rocket Design, que neste mesmo ano, alguns Acadêmicos já conseguiram pôr em prática seus conhecimentos em um Workshop de Propulsão Híbrida
O projeto “Sistemas de apoio didático ao ensino de propulsão química”, foi aprovado com o intuito de proporcionar aos Alunos uma profissionalização das atividades, melhorar a infraestrutura de laboratório para construção de protótipos e equipamentos, e ensaios balísticos experimentais de motores-foguete sólidos e híbridos nas condições de ponto-fixo (bancada de testes). Também agregar tecnologias de fabricação de motores empregados nas áreas de espaço e defesa, possibilitar o ensino e realização de simulações computacionais para obtenção de parâmetros fundamentais, previsão de comportamentos de queima e otimização de formulações de propelentes.
No decorrer de 2022, os Estudantes são incentivados a construírem protótipos de motores-foguete em escala laboratorial, desenvolver e otimizar formulações de propelentes, projetar e construir de um strand burner (queimador) de pequena escala para determinação de parâmetros balísticos, e analisar a queima de formulações de propelentes utilizando métodos cinéticos e termodinâmicos de simulação computacional.
A ITAEx apoia projetos como esse, incentivando à realização de experimentos para que os Alunos consigam desenvolver a capacidade de resolver problemas rápidos, trabalhar em equipe, e proporcionar diferentes técnicas teóricas e experimentais para desenvolvimento de processos, profissionalizando o ensino e melhor capacitando os alunos.