Aconteceu em junho, a 1ª edição do IntegraITA, uma competição acadêmica de matemática, voltada à resolução rápida de integrais para os Alunos da Graduação. O encontro teve o apoio do projeto coordenado pela Profa. Iris, intitulado “Perspectivas sobre o ensino de matemática e sua integração com os cursos de engenharia do ITA”.
O evento foi emocionante, com direito a torcida, eliminações, empates e desempates. Reunindo adversários competentes e bem preparados, o que trouxe diversão para uma noite de quarta-feira, quebrando a rotina atarefada dos Alunos.
Sobre o projeto:
O estudo propõe melhorias no ensino de Matemática no ITA por meio das tecnologias de apoio à educação, integrando os Professores do ITA, a fim de compartilharem experiências, necessidades e discutirem ideias para o futuro. O projeto tem como responsável a Profa. Iris de Oliveira Zeli, com o apoio de outros do Professores do departamento de matemática como Samuel Wainer, Vanderley Ferreira, Edilaine Nobili, Felipe Nobili, Fernanda Pereira, Renan Lima, Renato Bortolatto e Tiara Martini, em parceria com o InovaLab.
Essa necessidade de debaterem a atualização das ementas disciplinares oferecidas de forma obrigatória e das disciplinas eletivas oferecidas para atender às novas demandas dos cursos de Engenharia do ITA, surgiu após o EEF 2019, já que no evento foi levantada a questão sobre a formação do Engenheiro do futuro. Quando no início do curso, o Fundamental contém uma carga de oito disciplinas de Matemática em dois anos, uma carga consideravelmente alta.
A ITAEx apoia o plano, auxiliando naquilo que está ao seu alcance, com recursos para a aquisição de materiais didáticos, workshops, eventos, equipamentos eletrônicos, entre outras necessidades que serão essenciais para o sucesso do projeto.