A propriedade fundamental de qualquer combustível é a velocidade de chama laminar, sendo um fator importante na combustão em turbinas a gás, motores, explosões e incêndios. São esses conteúdos que os Alunos das turmas de Engenharia Aeroespacial e Aeronáutica aprendem nas aulas. Então, para auxiliar o aprimoramento, foi necessário modernizar a bancada utilizada a fim de proporcionar experimentos específicos que pudessem ser manuseados em segurança.
Com o propósito de atingir os objetivos, a ITAEx apoiou as seguintes modificações: Novas flanges inoxidáveis e visores de quartzo; Implementação de um sistema de aquecimento e de mistura; Instalação de nova bomba de vácuo; Sistema de mistura com a possibilidade de repetibilidade; Novo sistema de ignição; sendo executadas com sucesso com o intuito de incentivar os Iteanos a obterem valores experimentais de suma importância e avaliar o comportamento do combustível em relação a ignição.
O projeto idealizado pela Professora Cristiane Aparecida Martins, era tornar a bancada robusta o suficiente para aulas periódicas na Graduação. Durante o primeiro semestre, após as modernizações, os Alunos contemplados poderão aprimorar os testes, otimizar projetos e utilizar equipamentos de sistema de combustão com maior confiabilidade.
Os Acadêmicos conseguirão dar um gás nos estudos desenvolvendo conhecimento na área da combustão e no avanço dos sistemas térmicos, otimizando seu funcionamento para que possam ser executados futuramente em experimentos inovadores.