Não é de hoje que o ITA é reconhecido por seu desenvolvimento cientifico-tecnológico de vanguarda, mas dessa vez os Professores João Lopes e Mônica Matsumoto, com o apoio da ITAEx, deram um salto para o futuro, quando decidiram atrelar os novos caminhos da Medicina com a Engenharia.
Os Alunos da Graduação puderam ser apresentados a temas como Biomateriais e Engenharia de Tecidos e as potencialidades da técnica da bioimpressão. Os estímulos foram direcionados a busca de alternativas que resultassem em avanços tecnocientíficos capazes de desenvolver alternativas para a substituição de tecidos lesionados e/ou satisfazer a necessidade crescente de reparação ortopédica a longo prazo.
A perda e os danos a tecidos, como resultado de traumas ou doenças, têm um efeito negativo direto sobre a qualidade de vida da população, bem como um impacto socioeconômico significativo. Dentre as principais causas pode-se destacar os acidentes de trânsito, cânceres e doenças associadas ao envelhecimento. De acordo com o Ministério da Saúde, os acidentes de trânsito no Brasil em 2016 deixaram mais de 200.000 feridos graves hospitalizados, o que tem efeito sobre os gastos com saúde, previdência e sobre a qualidade de vida. Tais eventos geram uma demanda elevada por substitutos de tecidos/órgãos. Esta situação é agravada pela oferta insuficiente de substitutos genuínos disponibilizado por doadores (e problemas compatibilidade, resposta imuno e etc..) e pelo fato de que as próteses artificiais (comumente empregadas) estarem sujeitas ao desgaste e eventuais falhas.
De fato, muitas empresas, laboratórios e universidades ao redor do mundo também estão explorando esse campo. Graças às técnicas de impressão 3D, células e biomateriais podem ser combinados e depositados camada por camada para criar peças biomédicas que possuem as mesmas propriedades dos tecidos naturais. Durante este processo, são vários bioinks que podem ser usados para criar essas estruturas semelhantes a tecidos, que têm aplicações nas áreas médica e de engenharia de tecidos.
Este projeto concluiu com louvor o início da estruturação deste laboratório que poderá trazer ao ITA muitas conquistas no ramo da Bioengenharia.